quarta-feira, 18 de maio de 2011

PAI NOSSO

Não digas: "PAI NOSSO" ,
se não te comportas cada dia como um filho,
nem tratas os demais como irmãos.
Não digas: "QUE ESTÁS NOS CÉUS" ,
se somente pensas e amas as coisas da terra.
Não digas: "SANTIFICADO SEJA O TEU NOME" ,
se estás preocupado em santificar o nome de outros deuses
que tomam parte de sua vida.
Não digas: "VENHA O TEU REINO" ,
se não acreditas nem estás preparando-te para este acontecimento.
Não digas: "SEJA FEITA A TUA VONTADE" ,
se não aceitas quando é dolorosa.
Não digas: "ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU" ,
se não acreditas na vida eterna.
Não digas: "O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE" ,
se não te preocupas com tantos pobres que hoje estão com fome.
Não digas: "E PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS,
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES" ,
se ainda guarda rancor e ódio do teu irmão.
Não digas: "E NÃO NOS INDUZAS À TENTAÇÃO" ,
se tua intenção constante é pecar.
Não digas: "MAIS LIVRAI-NOS DO MAL" ,
se não cooperas com Deus frente as tentações do inimigo.
Não digas: "AMÉM !" ,
se não acreditas no Pai Nosso.






SALMOS 6



segunda-feira, 16 de maio de 2011

ESCATOLOGIA _APOCALIPSE (a Revelação)


INTRODUÇÃO

Escatologia é um assunto vasto, enquanto às vezes abraçando vários eventos de pouca duração e de intervalos longos de tempos outras vezes.

Versa sobre:
• A ressurreição dos mortos.

• Anti-Cristo.

• A segunda vinda de Cristo.

• O Milênio.

• O julgamento final.

• A Geena.

• Os céus novos.

• A terra nova.

• E Jerusalém Nova.
O último livro da Bíblia trata de um modo claro, destes assuntos importantes. Trata este livro das últimas coisas em ordem cronológica e é único, isso os descreve pormenorizadamente.

É verdade que, para muitos, parecerá este livro um labirinto onde ela não deveria penetrar, porque seria difícil a saída.

Para outro, porém, as últimas coisas são insignificantes e simplesmente um assunto de controvérsia que deveria ser posto à margem.

Às vezes, outros acham os assuntos meros especulação apocalípticos, enquanto, outros estão procurando tentar adivinhar o significado das bestas durante todas às vezes.

Mas alguns, já têm sua filosofia teológica estabelecida sobre a vinda de Cristo e possuindo várias teorias relativas à Escatologia, eles não querem abandoná-las, nem entrar em dificuldades inexplicáveis com seus contemporâneos, deixando o assunto por isto na gaveta.

Ainda alguns, não o estudem nem o pregam, enquanto temendo o castigo em qualquer interpretação que pode ser vaga de acordo com o capítulo 22:18-19.

Para outro este livro ainda está só uma poesia bonita; meras divagações de “Mitologia vindoura” – para enfeitar suas pregações com suposições das várias possibilidades, da execução literal ou espiritual das profecias.

Outros estudam Escatologia como uma colheita depois da semeadura, como incentivo espiritual ou recompensa, como uma felicidade privilegiada e força espiritual, para alcançar a meta final. Apoc. 1:3. Como um dos assuntos importantes que o Paulo ensinou nas igrejas de seu tempo. 2 Tes. 2:5; Tito 2:13-15; Como um objetivo na batalha sagrada.

Se nós amarmos o Cristo, não podemos deixar de amar sinceramente Sua volta como nos fala o Apóstolo Paulo. 2 Timóteo 4:8.

Por isto é escrito no Apocalipse: “Bem-aventurado aquele que lê e guarda as coisas que estão escritas neste livro, porque o tempo está próximo.” Apoc. 1:3. E termina: “Não seles as palavras deste livro, porque o tempo está perto.” 22:10.

O Cordeiro de Deus é a pessoa preponderante no livro de Apocalipse. Deus mesmo O Revelador e O Espírito Santo O Autor. Não duvidemos de sua autenticidade! Por isto, nós estudamos com prazer, porque este livro nos estimula e empolga no trabalho que nós fazemos para a glória de Seu Reino.

Entre estes, nós fomos considerados ministros de Cristo, para dar o alimento próprio no tempo oportuno, como Jesus mesmo ordenou a seus discípulos. Mt. 24:45-51.

Eis o propósito de nosso humilde estudo sobre a Escatologia. Tendo também para este a ordem divina: Apoc. 22:10.

A Revelação foi escrita por João. O qual escrevera o quarto Evangelho e as três Epístolas. Sendo isto o “discípulo amado” exilado na ilha Patmos no mar Egeu, na última parte do primeiro século.

No Apocalipse (isso quer dizer: remover o véu), nós temos uma ordem maravilhosa das últimas coisas. Até mesmo se, se nós quisermos mudar as coisas prescritas, não nos seria possíveis, sem entrar em conflito com as outras profecias sobre a revelação na Bíblia inteira, e também não pôde estar de outro modo, porque o Espírito Santo é seu Autor.

Se nós aceitarmos a ordem prescrita neste livro, as dificuldades de contradição desaparecerão e a revelação se tornará clara e lógica.

Sem dúvida o livro que é para toda a igreja, porque a ordem foi dada aos anjos (os ministros) para ser transmitido às igrejas. Apoc. 1:11. O Espírito Santo fala com as igrejas. Apoc. 2:11,29; 3:6,13,22; 22:16.

Se as igrejas deveriam saber estas coisas, quanto mais seus ministros! Como as igrejas podem ser vigilantes, zelosas para o trabalho, se seus anjos ignoram estas coisas?

Cada avivamento tem trazido com ele a esperança luminosa da volta de Cristo, e como resultado disto, uma grande atividade evangélica, com a consagração dos crentes: seus corpos, vida e dinheiro para a causa do Senhor. Assim eles tiveram fé, eles ensinaram, e saíram vitoriosos os primeiros cristãos!

Este ensino clareará o objetivo magnífico dos crentes e facilitará o ministério do “anjos” das igrejas. O corpo de Cristo que é a igreja desprenderá de muitas coisas seculares, os crentes serão atraídos para as forças celestiais, de valor eterno.

É claro que, nós não podemos usar este ensino para fins egoísticos e de um modo unilateral. Nós deveríamos estudar, porque, sinceramente com humildade e oração. Assim a Revelação estará para o estudioso qual rocha a manar para a vida eterna. As igrejas serão edificadas e serão preparadas para irmos ao encontro do Noivo celestial! Mt. 25:10.

UMA VISÃO GERAL DO LIVRO

O Apóstolo João, por causa das aflições de Jesus, foi visitado em Patmos por Aquele que revela o mistério das “estrelas” (pastores) e das igrejas 1:20. Então vendo o trono de Deus e O Cordeiro com a dignidade de abrir o livro Escatológico, porque nem no céu nem na terra, havia outro com este privilégio. Só Jesus pela humilhação na cruz, adquiriu esta honra! 5:1-8. O Cordeiro rompeu os sete selos; isto denota que, a humanidade, apesar da sabedoria terrestre, só conseguiu forjar armas horríveis, com que destruirão a quarta parte dos homens. 6:8. Neste tempo, são selados e guardados da destruição os escolhidos de Israel 7:3-8. Pelas sete trombetas são anunciados os açoites da natureza. 8:9.

O livrinho, que João deveria comer, revela o tempo quando as pessoas terão desejo para ouvir as palavras de Deus com prazer, mas os obedientes serão perseguidos. Capítulo 10. No capítulo onze, aparecem duas pessoas para testemunhar e protestar contra o declínio da humanidade, durante três anos e meio.

Concluindo o capítulo Onze, soa a sétima ou última trombeta. Os mortos em Cristo são ressuscitados. 11:15-18.

O capítulo doze mostra a luta no céu entre Miguel, o príncipe dos anjos e Satanás, o chefe dos demônios. O acusador dos filhos de Deus não terá mais lugar no terceiro céu, lá, deverá chegar “o Filho” ou o Varão perfeito do Cristianismo. (Ef. 4:13).Este será arrebatado junto com os mortos em Cristo, ressuscitados para se unirem para sempre com Cristo! Apoc. 12:5; 1 Tes. 4:15-17; 1 Coríntios 15:51,52,

Satanás vencido e lançado a terra, sendo encarnado em um homem, e este se tornam uma besta feroz, ou Anti-Cristo. Imediatamente a terra é assolada pelo terror, pela ira do Dragão (diabo). Mas no terceiro reina um júbilo de alegria indescritível! 12:12

A besta começa a reinar sobre a terra capítulo 13; e ao mesmo tempo o Cordeiro se põe feliz com os escolhidos no monte Sião. 14:1-5. Sete anjos, em seguida, proclamam grandes sofrimentos sobre a besta e seus cooperadores.

Nos capítulos quinze e dezesseis, os sete anjos derramam as últimas sete taças de sofrimentos, sobre o mundo que está em uma corrupção física e espiritual em sua totalidade. O falso Cristianismo, ou a Babilônia será destruída neste tempo. Capítulo 17-18.

No capítulo 19 vemos o fim das bodas do Cordeiro, sua esposa já preparada acompanhará Jesus para a terra a fim de reinar. Na companhia dos santos, o “Fiel e Verdadeiro” vem destruir o exército da besta, prender o Satanás e estabelecer seu reino milenar na terra. Feliz são os vencedores com Cristo. Estes reinarão com Cristo mil anos, enquanto o diabo está preso. Ap. 20:1-6; Daniel 7:27; Zc. 14:4.

No Milênio, Israel será a nação preponderante na terra. Os doze apóstolos reinarão na Palestina e os fiéis das outras nações no mundo inteiro. Mt. 19:27, 28; Lc. 22:29, 30; 19:17-19. As pessoas vivem na felicidade e paz perene. Nenhuma criança morre e os homens alcançam à idade das árvores... Isaías 11:6-12; 65:20-22.

Depois dos mil anos, Satanás é solto por pouco tempo, para provar as nações do milênio, (não os governadores). Grandes números, destas nações aceitam as mentiras e lisonjas de Satanás e estes fazem uma revolta contra o reino benéfico de Cristo. A batalha é curta e Jesus sai vencedor. O diabo é lançado no lago de fogo! 20:7-10. Segue-se o julgamento final, enquanto os santos (os que reinaram no Milênio com Cristo) eles são elevados para o céu onde serão estabelecidos definitivamente na Nova Jerusalém, que descerá sobre a nova terra. 20:11-15; 21:2.

No mesmo tempo o querido discípulo viu novos os céus e a nova terra porque a velha já tinha desaparecido 21:1. Nesta terra nova, a esposa de Cristo desce em companhia do próprio Deus. Assim esta será a morada de Deus entre os homens para sempre! 21:2-4, 9-11, 22-27. Este Reino será de felicidade eterna. 22:1-5.

As nações sobre a terra nova serão aquelas que foram os seguidores fiéis a Jesus, e os que foram achados fiéis por Deus no julgamento final como tais, que cumpriram a medida de seus trabalhos. Ap. 21:24-26; 22:2; Mt. 25:31-46.

O vencedor herdará todas estas coisas! 21:7.

No fim nós temos sete repreensões às quais deveríamos fielmente observar. 22:6-21.

Em uma síntese nós teremos a ordem seguinte no livro:

1. O Jesus se aparece e ele dá ordens a João. 1:1-20.

2. Exame e promessas para as igrejas. 2:1-29; 3:1-22.

3. O trono de Deus e o livro selado. 4:1-5:-14.

4. A abertura dos selos para o Cordeiro. 6:1-8:-5.

5. Os flagelos da natureza pelas trombetas. 8:1-8:-21.

6. O livro e a duas testemunhas. 10:1-11:-14.

7. O sétima trombeta e a primeira ressurreição 11:15-19.

8. O arrebatamento e a expulsão de Satanás. 12:1-12.

9. Anti-Cristo reina sobre a terra três anos e meio. 12:13-18:-24.

10. No terceiro céu, as bodas do Cordeiro no seguinte lapso de tempo (três anos e meio). 12:5; 14:1-5; 15:2-4; 19:1-10.

11. Cristo vem com sua esposa a terra. 19:11-16.

12. A vitória sobre a besta e o falso profeta. 19:17-21.

13. Satanás vencido e preso antes de mil anos. 20:1-3.

14. Cristo reina com os santos na terra durante mil anos. (5:10) 20:4-6.

15. Satanás grátis, provar as pessoas do Milênio. 20:7-9.

16. O Satanás é expirado e sempre condena! 20:10.

17. Juízo final – A segunda ressurreição. 20:11-15.

18. A terra velha desaparece. 20:11;21:1.

19. O céu novo e a terra nova. 21:1.

20. Jerusalém nova. 21:2-27.

21. A vida na terra nova. 22:1-5.

22. As repreensões finais. 22:6-21.
Veja-se o mapa no fim deste tratado. Com esta ordem na mente, o estudo será fácil e lucrativo!

As citações das passagens de Apocalipse não começam com o nome do livro, apenas aparecem às referências.

O LIVRO DA REVELAÇÃO

Para entender-se a Revelação de Deus, eles unem em primeiro lugar, não os meios humanos ou a inteligência terrestre, mas para quem vêm de Deus pelo o Espírito Santo, os crentes fiéis e sinceros que se submetem a direção de Deus.. 1:20-21; 2:1-15

O Espírito Santo, sendo o Autor da Bíblia, sem dúvida é seu intérprete mais fiel. De nossa parte nós precisamos da fé sinceramente evangélica.

Como na primeira vinda de Jesus, muitas coisas Dele eram depois compreendidas, mas pela fé entenderam-nas os humildes de espírito. João 16:12-15; Dn.. 2:20-23, 28; Mt. 11:25.

Neste espírito, entremos no estudo da Revelação!

COMO O JESUS APARECE A JOÂO

No princípio já nós entendemos que a revelação vem de Jesus, para sua igreja. Desde o princípio do livro, a felicidade está segura ao leitor diligente. “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” 1:3. Estudando e praticando, o Cristão recebe esta felicidade, emanada da profecia e, suas promessas são como uma garantia endossada por Jesus, da recompensa da glória infinita que receberá quando Ele vem “com as nuvens.” Estas palavras são para a preparação da igreja condignamente. Ef. 3:3-10; 4:12-16.

As fases desta revelação cumprir-se-ão logo e não em tempos infinitos. Elas são palavras sérias, para uma obediência confiável. 1:1-3.

1- PARA AS SETE IGREJAS

Quando estas igrejas eram empenhadas no cumprimento da ordem de Jesus'. Mc 16:16. –perseguidas e aflitas, alguns caíram em dúvidas relativas às promessas dadas por Jesus a seus discípulos. Nesta hora, o Apóstolo João recebe a mensagem especial, para estas igrejas como últimas palavra escrita. Por isto servem para todas as igrejas em toda época. O número SETE constantemente é símbolo da perfeição e repete-se constantemente no livro.

Jesus, não só é Senhor para os crentes, mas também é o “Príncipe dos reis da terra” e Ele é o primeiro e último em tudo e para tudo.

Para nós é ainda Ele, “a Testemunha Fiel” com discernimento perfeito em tudo, (os sete espíritos 1:4). É o mesmo que nos lavou dos nossos pecados pelo Seu sangue precioso, fazendo assim dos escolhidos, filhos de Deus e em sua presença como “os reis e sacerdotes” 1:6; I João 3:1-3. Revelando assim a missão que nós teremos diante Dele em sua vinda. 1:4-8.
2 – O LUGAR E O TEMPO DA REVELAÇÃO
Na ilha (pequena e rochosa) de Patmos do mar Egeu. O Apóstolo João foi exilado... (Talvez no reinado de Nero). A ilha estava deserta, aproximadamente quinze milhas de circunferência. O tempo mais provável vai de –95 a 96 D.C.

João em certo dia, no espírito foi arrebatado à presença de Jesus. Então ele ouviu uma voz clara, “a partir de trombeta” (Assim foram anunciadas coisas importantes aos israelitas Lv. 25:9). Receptora da Revelação de Jesus, sobre o verdadeiro estado espiritual de suas igrejas diante de Deus. 1:9-11.
3 – COMO JESUS SE APRESETA PARA JOÃO
O João amável virou-se para ver quem falava com ele. Era Jesus. Envolto para cima na justiça de Deus, (o vestido longo) cingido como puro ouro da fé provada. I Pedro 1:7. (cinto de ouro) com a experiência eterna da verdade (o cabelo branco); Esses que tudo vê e é Onisciente (os olhos como chama de fogo) – é O mesmo de fogo “Servo Sofredor” Isaías 42:1-21 isso passou para o vitupério mais profundo vitupério, humilhando-se à morte da cruz! (Os pés no forno). Sua voz, que ressoa melodias para o mundo inteiro pelo o Evangelho da cruz. (A voz de muitas águas. Os anjos ou ministros (pastores) que são como guias para os navegantes neste mundo; elas estão em Sua mão (as sete estrelas)).

Sua verdade não é unilateral, mas é igualmente útil e efetivo, tanto para o pregador, como para os ouvintes – (a espada de duas extremidades). Sua presença traz a vida a todo o mundo, João 3:16. (o sol) – Perante Isto, o querido discípulo foi prostrado reverentemente em adoração, enquanto reconhecendo à Pessoa de Jesus que morreu para nossos pecados e era o primeiro desses ressuscitados dos mortos. I Coríntios 15:20, 23. Ele é Senhor de todos os mortos, possuindo as chaves do Inferno (lugar dos mortos), tendo pleno direito de entrada, até o lugar mais profundo e declarar Sua vitória, sobre os trabalhos de Satanás. I Pedro 3:18,19. Ele é que ordena para escrever estas coisas 1:11,19. Porque elas são para nosso ensino e conforto espiritual. 1:12-20.
CAPÍTULO II
AS REVELAÇÕES PARA OS ANJOS DAS SETE IGREJAS

Jesus andando no meio dos sete castiçais de ouro, para zelar das suas igrejas a ver se tudo está em ordem! Ele dirige-se aos anjos (aos pastores) das igrejas, porque o estado do mesmo depende em grande parte dos líderes. O estado das sete igrejas da Ásia Menor, em suas falhas como em suas promessas, será também para nossas igrejas nos dias atuais.
1 – A REVELAÇÃO PARA A IGREJA DE ÉFESO
Jesus apresenta-se como tal, que ele anda no meio dos sete castiçais, enquanto sustentando em suas mãos as sete estrelas;

Os pastores deveriam estar em suas mãos, quer dizer, obediente à direção de Jesus'.

Esta igreja era o mais famoso na zona, no primeiro século. Mesmo assim, gradualmente tinha perdido seu primeiro amor ao Cristo e sua causa. Era sua falha importante! Candeeiro de ouro, mas sem azeite! Coríntios. 13:1-3.

Seus trabalhos, bem feitos, deste modo eles perderam o valor aos olhos de Jesus, apesar de suas organizações louváveis. Não ficará por muito tempo na casa um candeeiro sem luz! Assim a duração de tal igreja, será curta. Que qualidade de igreja é nossa?
A PROMESSA PARA OS VENCEDORES
Aquele que sair vitoriosamente, de uma falta tão séria, que consiste no indiferentismo espiritual - terá direito de participar da árvore da vida, de que o primeiro Adão tinha sido privado pela desobediência. O Espírito Santo afirma que devemos ficar no amor Cristão até o fim, assim terão esta vida feliz com Deus. João 15:9-12; 2:1-7.
2 – A IGREJA DE ESMIRNA

Cristo aparece como “O Primeiro e o Último.” Todos os começos estão com Ele, como também os fins, em suas mãos estão! Ninguém pode protestar contra suas verdadeiras e fiéis declarações! Ele também será o Último em todos os argumentos, porque morreu voluntariamente na cruz para os pecadores, por isso recebeu esta honra incomparável nos céus. Fp. 2:5-11.

Esta igreja está com as marcas das aflições, causada pelos falsos judeus (os crentes), pertencentes a uma igreja (Sinagoga) adversa a doutrina de Jesus, cujo chefe, entretanto é o Satanás. Os cristãos viveram menosprezados e privados de conforto comum, por causa de sua fé em Cristo. De fato foram dez os períodos das perseguições que duraram até Constantino. (320 D.C.).

AS PROMESSAS PARA OS SEGUIDORES

Aquele que ficar fiel até a morte nestas aflições, não sofrerá nada (porque não passará) para o julgamento final (20:11-13) mas terão parte na primeira ressurreição (20:5). Eles são merecedores e puros! Lc. 20:35, 36.

Estaremos nós também entre estes vencedores? 2:8-11.

3 – A IGREJA DE PÉRGAMO

Diante da igreja de Pérgamo, o Salvador está com uma “espada afiada de duas linhas.” Sim sua verdade é afiada, tanto ao lado de Deus como ao lado dos homens. Hb. 4:12,13.

Não há nenhuma parcialidade na justiça de Cristo! Da mesma maneira os ministros de Jesus auxiliam, eles deveriam tratar seus membros, como eles tratariam a si mesmos! Mt. 7:12.

Esta igreja em um tempo obscuro, debaixo da influência da “Sinagoga de Satanás” – uma igreja que se diz cristão, mas serve ao diabo. Servindo a Deus de aparências, como Balaão por causa de honrarias humanas, sendo ganancioso. 2 Pedro 2:3, 15. É uma comunidade religiosa, mas em seu interior cultiva o paganismo em nome de Deus. Permitindo o comodismo e a libertinagem secular de Nicolaitas; (os que fazem à vontade da carne, enquanto tendo fé em Deus. (Tg. 2:19). Contra este mesmo Jesus declara a guerra iminente!

AS PROMESSAS PARA OS PENITENTES

O Espírito dará a comida escondida ao mundo, ao qual sustenta e conforta a alma do crente, nas horas de provação. Lc. 22:43. Promete também um nome novo, imortal e puro na glória celestial (a pedra branca). Deus nos chamará neste nome em Seu Reino. 2:12-17.

4 – A IGREJA DE TIATIRA

O Filho de Deus tem “os olhos como chama de fogo” – Aos olhos de Jesus nada se podem esconder! Muitas vezes os homens esquecem-se disto. Ele vê tanto de dia como à noite, sondando e discernindo os corações, até mesmo em seus pensamentos secretos.

Os seus pés “como bronze brilhante” quer dizer: que Ele passou nesta terra as provações mais duras e humilhantes, saindo delas como o mais puro ouro e brilhará eternamente na glória de Seu Pai.

São elogiados os trabalhos desta igreja, não faltando à fé nem a caridade. Embora a influência de Jezabel (1 Reis 18:4), prevaleceu nos verdadeiros profetas.

Exaltou os falsos profetas em suas ganâncias carnais aparentando cultos a Deus e assim enganavam os crentes com suas falsas predições! 2 Coríntios 11:13-15. Neste estado de coisas, os crentes foram exortados a manter a fé primitiva do Evangelho de Jesus firmemente até sua vinda. Cuidado com as inovações nas igrejas!

A PROMESSA PARA OS PERSEVERANTES

Aqueles que fazerem os trabalhos, emanados da fé, conforme o Evangelho de Cristo até o fim, receberá a autoridade honrada com Ele no Milênio. Igualmente na nova terra um lugar de esplendor, (estrela da manhã), que o chefe dos anjos (Lúcifer) tinha perdido pela a exaltação. Uma honra sem “rival” 2:18-29; 12::5; 20:4; 5:10.

5 – A IGREJA DE SARDES

Nesta igreja Jesus se apresenta como Onisciente, (os sete espíritos). Cristo sabe todos os detalhes de sua igreja e quer vê-la sempre preparada.

Com a visão celestial perfeita, Jesus revela a Sardes, seu estado de frieza espiritual. A maioria dos crentes desta igreja morreu espiritualmente. Cristãos só de nome! São feitos os trabalhos e a evangelização sem gosto em um estado de indiferença, longe da perfeição. A vinda de Cristo para estes crentes é assustador e a recompensa incerta. O único remédio para tal estado de coisas é: verdadeiro arrependimento. Mt. 24:48-51.

A PROMESSA PARA OS PUROS

Os zelosos e puros são vitoriosos, com vestes assim tão alvas serão glorificados. Ao lado de Cristo com o nome registrado, no livro da vida sem medo de risco! No testemunho eles foram ousados, como soldados valorosos. Mt. 10:32. Eles são merecedores de menção diante do Pai celestial! 3:1-5.

6 – A IGREJA DE FILADÉLFIA

Perante esta igreja Jesus é revelado como: “Santo e verdadeiro.” A chave de Davi era: a promessa de um reino eterno (1 Crônicas 17:12-14). Segundo esta promessa Jesus é “o Filho de Davi” e como tal Ele tem o poder para abrir e fechar todas as portas!

A igreja de Filadélfia (amor aos irmãos) revela um estado de fervor Cristão para a salvação de seu próximo. Pelo seu testemunho da vida consagrada, eles conquistaram grande número dos seguidores da “Sinagoga de Satã” – (igreja totalitária) os quais entram pela a porta da salvação que é Jesus: João 10:9.

AS PROMESSAS PARA OS CRISTÃOS AMOROSOS

Eles serão guardados da tentação horrível do tempo do Anti-Cristo, pelo o arrebatamento e eles serão como governadores (pilares) na nova Jerusalém, situado na Nova Terra. 3:7-13; 22:5.

7 – A IGREJA DE LAODICÉIA

Para esta igreja Jesus é: “A testemunha fiel e verdadeira” que nunca errou e nunca errará! Diante do testemunho fiel de Jesus não há necessidade das provas humanas, porque Ele é o Primeiro em todas as coisas criadas. O homem não pode dizer: “Porque Deus faz assim?” Rm. 9:19-21.

Na eternidade todos os verãos que Jesus sempre esteve e estará com a razão!

A igreja de Laodicéia representa os últimos tempos de frieza e decadência espiritual. Mt. 24:12. Jesus revela o estado triste destas coisas. Uma igreja, no estado de frieza espiritual, que nunca podem fazer os trabalhos de Cristo como deve. Os trabalhos e a vida de tal crente, não produzem os frutos desejáveis diante de Deus. Cristo não poderá proclamar o nome de semelhante crente diante de seu Pai quando Ele vier, porque está no orgulho e em sua riqueza carnal. (1 Coríntios 1:19-29). Para um crente exaltado o arrependimento é difícil porque a vaidade lhe cega à visão celestial. Mesmo assim Jesus ainda bate na porta do coração por várias provações da vida. Quem atender a voz de Jesus e abrir a porta, Ele fará um banquete de verdadeira felicidade com os obedientes! Meus irmãos não deixem iludir-te nem desviar-te destas esperanças e da visão celestial: Atos 26:19, e nem troques a felicidade Cristã por aparências religiosos!

AS PROMESSAS PARA OS VENCEDORES

Jesus dará um lugar de honra no Reino de Seu Pai, com Ele na Nova Jerusalém. Este reino será eterno como também a glória de Jesus'! 3:14-22; 22:5.

CAPÍTULO III

A VISÃO DA MAGESTADE DE DEUS

Tendo recebido as mensagens para as sete igrejas, ouviu João, uma voz a partir de trombeta (aviso solene) e sendo arrebatado novamente viu um trono da Majestade de Deus, donde ele recebeu a revelação maravilhosa do futuro Cristianismo e também do castigo que receberão os hereges, como também a derrota final do causador de todos os males (o diabo) 4:1, 2.

Da descrição da glória deste capítulo, nós notamos a diferença do capítulo primeiro. Lá nós vimos Jesus entre os sete castiçais (igrejas). Aqui nós vemos claramente a glória de Deus Pai; um trono de pedras preciosas (firmeza e beleza da glória), com o sinal da aliança que Ele fez no princípio com o patriarca Noé da nova era da humanidade Gênesis 9:8-17. No fim da inundação das perversidades, Deus revelará sua aliança com a igreja (Eclésia), que foi salva por Jesus (a Arca).

Os 24 tronos representam o Israel velho e o novo (os doze patriarcas e os doze apóstolos). Estes reunidos na plenitude do Espírito Santo (os sete espíritos). As quatro criaturas representam à perfeição quadrada do trabalho de Deus. O leão – o domínio majestoso. O novilho – a força divina. A face humana – a ternura e o amor de Deus. A águia – a rapidez e a precisão em Seus trabalhos. Estes velam em todas as direções em uma visão perfeita (Os olhos) e incessantemente glorifica a Deus Pai como O Criador de todas as coisas. O 24 anciãos lançam suas coroas (honra dos reis) perante a majestade de Jeová! No capítulo quatro tem a revelação desta glória.
O LIVRO SELADO
João viu um livro estampado na mão do Todo-poderoso e ele ouviu a pergunta de um anjo poderoso: “Quem é merecedor de abertura do livro e de desamarrar seus selos?” – claramente entendeu a necessidade imperiosa da revelação do mesmo livro, para o conhecimento de seu conteúdo...

Com ansiedade o querido discípulo esperou o aparecimento da pessoa com suas credenciais, mas ninguém!... Nem no céu nem na terra e nem debaixo da terra existe com esta autoridade. Isto causou no profeta uma tristeza profunda o que provocou nele um grito comovente...

Da mesma maneira hoje, todos que sinceramente amam a Jesus eles têm o desejo de entender as coisas do futuro que antigamente era timbrado (Daniel 12:8-10), mas que agora eles deveriam ser revelados. 1:1-3. São para todos os servos humildes de espírito Mateus 11:25-27; Amós 3:7; Lucas 10:21.

- Um dos anciãos então clamou: não chores. O poderoso Rei de Judá, em execução do cumprimento das promessas dada a Davi – é merecedor de revelar os sete selos e desvendar o futuro! Assim o futuro está na Onisciência de Deus e Ele pode ordenar a sua revelação.

O Cordeiro de Deus, pela a sua humilhação profunda na cruz, recebeu o direito e a dignidade de abrir e de desvendar os seus segredos! Não chore mais!

Jesus tem recebido pleno direito de domínio (os sete chifres) sobre o mundo, como também a visão perfeita (os sete olhos). Este Rei de Judá (O Leão) venceu para abrir o livro. Com toda a reverência aproximou-se do Pai e tomou o livro da destra para abri-lo.

Vendo isso o querido discípulo, cessou de chorar...

Devido a esta dignidade do Cordeiro de Deus, a corte celestial inteiro é prostrada em adoração, para o Leão da tribo de Judá; começando uma canção nova em indescritíveis de harmonias!

O objetivo deste elogio é O Cordeiro que deu sua vida na cruz para resgatar as almas dos crentes de todas as nações eleva-ás para a dignidade dos “reis e sacerdotes”, para estarem e servirem diante do Pai Eterno. E com a aprovação da verdade desta canção, o profeta vê um número incontável de seres angelical, com altas vozes, elogiando e adorando o Filho de Deus.

“E os quatro animais disseram: Amém! E os vinte e quatro anciãos prostrados e adoraram ao que vive para todo o sempre.” 5:1-14.

CAPÍTULO IV

OS SETE SELOS

1 – PREIMEIRO SELO

O Cordeiro que abre o primeiro selo, então saiu um cavalo branco, (símbolo da vitória do Rei). É a mensagem do puro Evangelho que partirá vitorioso, antes que viesse a destruição. (O mal do Anti-Cristo)–Mt. 24:14; Mc. 13:10. O fim, aqui não significa o fim do mundo. Assim esta revelação está de acordo com as palavras de Jesus nos Evangelhos e afirmada pela história do Cristianismo até aos dias atuais. Pela pregação do Evangelho pelos crentes fiéis, pela a divulgação das Escrituras Sagradas, (já em 1155 idiomas) pelo rádio e outro meios - Evangelho tem vencido! 6:1, 2; 19:11.

2 – SEGUNDO SELO

Aberto o segundo selo, viu-se um cavalo vermelho – prelúdio de guerras e sangue. A grande espada na mão do lutador nos insinua que isto será “grande guerra” e removerá a paz do mundo - será a guerra mundial! Todos os eventos presentes demonstram a preparação mundial para a guerra total. Quase a metade dos recursos dos países principais do mundo, é colocado ao deus do altar de guerra. Eles armam aceleradamente todos os governos. Bombas cada vez mais mortíferas são inventadas e são preparados febrilmente. Máquinas cada vez mais poderosas são fabricadas para destruição. Os exércitos são reverenciados e neles é depositada a confiança de salvação... Sim, a grande espada já aparece... Dn. 11:37,38. Poucos anos atrás, seria difícil imaginar e acreditar, que os homens inventariam arma tão terrível quanto, gases venenosos, voam de bombas, atômico e hidrogênicas; tudo para matar “um ao outro!” O Jesus disse claramente que este será o sinal de sua vinda. Mt. 24:3-14; Mc. 13:3-8. “Vem e vê!” O anjo disse e o Jesus diz:... “Olhe para cima!...” Lucas 21:28. Jesus não deixou na ignorância os seus escolhidos. 6:3, 4.

3 – TERCEIRO SELO

Removendo o terceiro selo, aparece um cavalo preto. É a conseqüência lógica e natural de uma guerra indescritível... ! A ascensão astronômica de preço de tudo em todas as seções da vida. A mesma natureza sentirá estas guerras e pelas forças atômicas eles causarão secos freqüentes em muitos lugares. A árvore de azeitona e a vide que suportam secas prolongadas ainda produzirão suas frutas. 6:5, 6.

4 – QUARTO SELO
O cavalo amarelo representa as doenças horríveis, resultantes da guerra e da fome, colhendo os homens em toda parte para a morte cruel... ! Para a grande matança dos homens, o animal selvagem da terra multiplicará assustadoramente que invade várias áreas da terra, eles farão as destruições no gado e nas plantações e até mesmo nos homens. Os homens demonstraram na guerra uma natureza pervertida e indomável - também os animais selvagens do campo não ficarão atrás... O inferno (lugar dos mortos) abrirá sua boca insaciável amplamente para tragar uma quarta parte dos habitantes da terra!

Assim pelas guerras, secas, fomes, doenças perniciosas contagiosas e pela besta fera selvagem pereceriam 600 a 700 milhões de habitantes da terra! 6:7, 8.



5 – QUINTO SELO



Os mortos em Cristo também escreverão os grandes eventos e agora eles pedem justiça. Eles sabem perfeitamente que a recompensa é íntima. Eles estão conscientes. Como respostas recebem a promessa da garantia justa da salvação (vestido branco, - como sinal de sua vitória). Também foi dito que tenha um pouco de paciência, (até a sétima trombeta 11:15-19) para completar o número dos que ainda morreriam como eles. 6:9-11.

6 – SEXTO SELO

Aberto o sexto selo, se cumprirão às verdadeiras profecias de Jesus no sol, a lua e as estrelas. Mc. 13:22-25. O mesmo céu escurece por causa dos fortes terremotos. Com este a grande tribulação começa. Joel 2:1-11. Os mortos foram dissolvidos dos fortes abalos sísmicas para a semelhança de uma panela fervente. Para João era como se a terra já tivesse perecido e, o céu cobriu com escuridão densa, enquanto impedindo a visão das grandes calamidades. 6:12-17.

7 – OS ISRAELITAS SELADOS

Entre o sexto selo e o sétimo selo, João escreve abaixo a presença dos quatro anjos; estes têm o poder nos grandes açoites da natureza (quatro ventos). Antes de ordenar sua execução, do oriental um anjo poderoso aparece com o selo do Deus vivo. Este anjo tem a incumbência de marcar o escolhido das pessoas de Israel, de forma que isto não foi alcançado pelos males das sete trombetas, como Deus tinha feito antigamente com os israelitas no Egito. Êxodo 12:6-13. O número desses assinalados foi de cento e quarenta quatro mil. 7:1-8.

8 – A VISÃO DOS FALECIDOS NO PARAÍSO (LUCAS 23:43)

O servo de Jesus', elevando os olhos avista uma imensa multidão dos que lutaram aqui antigamente na terra, mas agora em harmonia eles cantam no paraíso esperando a primeira ressurreição como os primeiros mártires. (6:9, 10). Eis que esta hora está às portas. Estes são os seguidores em Cristo de todas as nações e eles também recebem as promessas da proteção de Deus. Eles não terão mais fome nem sede e eles entrarão logo no descanso eterno; debaixo da mão amável do Cordeiro, eles serão guiados em toda a sorte de delicadezas na comunhão perpétua, logo após a primeira ressurreição... (11:15-19; 1 Coríntios 15:47-54). Sim, bem-aventurados os que morreram no Senhor. Filipenses 1:21-23; Apoc. 14:15; 7:9-17.

9 – SÉTIMO SELO

Desvendando o sétimo selo, havia um silêncio no céu... O céu está na expectativa... Grandes eventos estão às portas – tempestades para a terra, mas glórias para os céus! Os anjos estão mantendo silêncio, porque coisas nunca vistas antes estão diante dos seus olhos. Os anjos são curiosos para ver a ressurreição dos mortos que é o resultado do sacrifício de Cristo. É admirável, até mesmo nos olhos dos anjos a transformação de um pecador em um filho de Deus... ! 1 Pedro 1:11,12; Apoc. 8:1.

CAPÍTULO V

SETE TROMBETAS

Termina a abertura do sétimo selo, logo aparecem sete anjos com as sete trombetas, enquanto informando os danos da natureza dos quatro ventos. (7:1).

Sabendo a gravidade dos açoites que procederá, um anjo junta as orações dos santos que existem em todas as canções da terra e no céu, a fim de que os escolhidos fossem mantidos até a última trombeta como foram os israelitas selados. (7:1-8). As vozes, trovões, raios e terremotos anunciam a intervenção de Deus como resposta das orações. Êx. 19:16. O qual são nossas orações hoje: morno, frios ou fervorosos? 8:2-6.

1 – PRIME IRA TROMBETA

Soando a primeiro trombeta, é notado um bombardeio cerrado no céu, misturado com raios fortes e incendeia com os sinais do sangue, enquanto trazendo à memória aos homens os bombardeios que eles fizeram pelo tempo dos selos, enquanto destruindo as árvores e a natureza da terra que Deus tinha criado para o bem do homem. Pelas trombetas são destruídos os destruidores da terra. 11:18. A terra, as árvores e a erva serão queimadas em uma terça parte! 8:7.

2 – SEGUNDA TROMBETA

Para A segunda trombeta um grande torpedo é lançado no mar.

Quantas guerras já aconteceram no mar pela ganância do homem!

Quantos submarinos, couraçados, destróieres e porta-aviões lançaram fogo e sangue no mar em uma fúria incomparável dos pescadores dos peixes que trabalham para alimentação dos homens! Agora a vingança justa vem e uma terça parte dos peixes vivos, navios e com eles os homens desaparecem. Os homens não podem se queixar desta justiça!... 8:8, 9.

3 – TERCEIRA TROMBETA

A terceira trombeta informa a queda de um corpo celeste: estrela que danifica as fontes dos rios. O nome deste meteoro é: Absinto (amargura mortal de aflição). Deus tinha criado as fontes de águas para a primeira necessidade do homem e também as outras coisas; porém a humanidade com sua perversidade destruiu estas coisas boas em males... (como canas de açúcar em álcool para eles se envenenarem etc.). Quantos lares destruídos e quantas mortes ocasionadas pelo álcool?! Portanto, justo é este castigo de Deus! 8:10,11.

4 – QUARTA TROMBETA

Pela a quarta trombeta as luminares uma vez mais se escurecem em suas terça parte. O sol sendo a fonte de vida de todas as plantas, e regra do sistema planetário inteiro; agora pela ferida do anjo fica desorientado e com o sol, as estrelas, planetas, etc., é desorientado, o que causará em um terço da terra, danos sérios e nos homens grandes perturbações... 8:12.

Um anjo voando anuncia a intensificação dos sofrimentos para as outras três trombetas que se seguirão, para que os homens pudessem se arrepender. A humanidade não dá a importância agora à voz do amor de Deus pela pregação do Evangelho de Cristo – então falará com eles na sua ira, e no seu furor os turbará! Sl. 2:5. Deus é exatamente justo em tudo! 8:13.

5 – QUINTA TROMBETA

Soando a quinta trombeta, um torpedo, acerta no abrigo dos demônios!

(Agora eles trabalham entre ocultistas, espiritualistas, etc.) A explosão será tão terrível que o sol já escuro, (em um terço) ainda escurece mais e nesta escuridão e confusões aparecem criaturas feias como gafanhotos (devorando), como cavalos (os atacantes rápidos), com as faces de homem (inteligente em ordem), e cabelo iguais das mulheres (vaidosos), e dentes iguais dos leões (os vencedores terríveis), tendo armaduras (protegidos) em grande barulho e rapidez danificarão os homens com as suas caudas (como serpentes), durante cinco meses!) Eles não são aviões! Estes vingarão aquilo que os homens pelos aviões farão no tempo do segundo selo. Os pilotos destes são demônios e eles sairão do “Abismo.” Estes não tocarão nos crentes. 9:4. Eles são dirigidos diretamente pelo general dos demônios, Apolion (destruidor). Diante da agressão deste, o paraíso torna-se deserto e o céu em inferno...

O fim deste como todos seus exércitos será o lago de fogo. Mt. 25:41; Apoc. 15:14; 9:1-12; Joel 2:3-11.

6 – SEXTA TROMBETA

O anjo tocando a sexta trombeta é soltos os quatro anjos (seus ministros labaredas de fogo... Heb. 1:7). Eles foram detidos antes da marcação dos escolhidos de Deus na terra. 7:1. Deus conhece os seus pelo Seu Espírito Santo e eles são guardados destas calamidades. Rm. 8:9, 14, 23, 31,37; Ef. 1:13; 4:30.

O rio Eufrates, era o rio da velha humanidade, com um percurso de 1165 km. Lá o Paraíso primitivo existiu e a Babilônia posterior. Lugar de muitas guerras parece que era o epicentro dos anjos decaídos e do próprio satanás. Isaías 14:8-23.

Os quatro anjos estão mantendo este grande exército até o tempo determinado por Deus versos 15, para acabar com a vida dos homens envenenados pelos “gafanhotos” pela a quinta trombeta 9:3-6. Este exército é de duzentos milhões. Os demônios montam em cavalos de animais cujas cabeças são como leões (devoradores voraz) e suas caudas como serpentes para ferir com dores os homens e suas bocas são como canhões de “lança chamas”, para fazer lembrar os homens desta arma tão usado na guerra contra o seu próximo!... Como conseqüência das guerras movidas pelos homens morrerá a quarta parte da humanidade, 6:8.

Agora pela quinta trombeta do ar. 9:1. E a sexta trombeta da terra. 9:14. A terça parte morrerá... A crueldade será tão arraigada que vendo isto, eles não se arrependerão. 9:13-21!

7 – O LIVRO QUE O APÓSTOLO DEVERIA COMER...

No capítulo décimo acha um episódio interessante: Um anjo poderoso (como o próprio Jesus 1:12-20), desce do céu em uma nuvem de glória. Sobre sua cabeça um arco celestial (aliança do céu), e a face como sol (esplendor de glória). Seus pés como colunas de fogo (atos provados). Este tinha em sua mão um livro aberto (para ler), e pondo um pé na terra e outro no mar, fez soar a Real voz (de Leão).

Os sete trovões, (ecos das forças e ações invisíveis), eles soltaram as vozes dos segredos maravilhosos de Deus. 10:7. João não lhes deveria escrever, porque eles são profundos e misteriosos, talvez eles falassem sobre a primeira ressurreição e o arrebatamento, que não eram capazes e ainda não deveriam ser revelado... 10:7; (11:15-19; 12:5; II COR. 12:4). O anjo jura por Deus (só pode ser Jesus mesmo), que para este mistério não haveria mais demora, e que isto se cumprirá no tempo da sétima trombeta. 11:15; 1 Coríntios 15:51,52.

O livro que o João deveria comer parece simbolizar: a doçura que resulta de ouvir o Evangelho neste tempo cheio de provações duras (Dn. 12:1); mas, será difícil (amarga) em sua execução fiel. 9:6. Meu irmão é agora melhor ser fiel às palavras de Cristo, porque as provações duras são íntimas! Nós estaremos prontos? 10:1-11; Mt. 25:10.

O Dia e a hora da manifestação de Jesus' nos ares, para levar seus escolhidos – nem seu próprio Filho sabe. Isto está na onisciência de Deus Pai! Mt. 24:36-44.

8 – MEDIÇÕES DO TEMPLO EXAME DA ECLESIA

Neste tempo o mensageiro recebe a incumbência de medir o templo. (Símbolo do exame dos discípulos...). Não era necessário medir o átrio (os cristãos de nome), estes serões duramente provados (pisados) no tempo do Anticristo, nos três anos e meios (quarenta e dois meses). Examinemo-nos a nós mesmo diante da justa medida da palavra do Novo Testamento e assim estaremos preparados, pela a doutrina apostólica para o glorioso arrebatamento! 11:1-12; 1 Coríntios 11:28-32; 2 Coríntios 13:3-6...

A “cidade sagrada” (Cristianismo externo) será pisada pelos injustos assim como aconteceu na primeira vinda de Jesus', quando Ele chorou sobre Jerusalém, porque os seus não O receberam apesar dele ter caminhado diante deles – e por isso a sua casa (dos judeus) foi destruído. Lucas 19:41-44. Assim acontecerá com o átrio (os crentes as virgens ignorantes) Mt. 25:6-13 no dia do arrebatamento. Recebe Jesus de todo seu coração e seja um verdadeiro e fiel crente!

9. AS DUAS TESTEMUNHAS


Neste tempo, Deus enviará duas pessoas, para profetizar e protestar contra as ações do Anticristo e seus seguidores por mil duzentos e sessenta dias (três anos e meio) em muita humildade, como João Batista antes do ministério de Jesus'. Mc. 1:6, 7; Apoc. 11:3.

Estas testemunhas aparecerão antes do arrebatamento dos fiéis e eles terminarão sua missão no tempo da besta, um pouco antes da vinda pessoal de Cristo a terra. Eles não podem ser Bíblia e o Espírito Santo como alguns dizem! Estes não podem ser decapitados e eles não têm corpos humanos Versos 7-8. Eles, também, não podem ser Moisés e nem Elias, estes já terminaram seus testemunhos. Elas serão duas pessoas cobertas com poderes especiais diante de Deus (Zc. 4:11-14). Eles testemunharão da justiça de Deus diante do mundo podre e incrédulo, mostrando a clemência de Jesus aos penitentes. O mesmo fará o anjo que voa pelo espaço do céu. 14:6, 7.

Deus em sua clemência ainda dará arrependimento aos endurecidos deste tempo. Quantos vão se arrepender nós não sabemos. Para nós, temos o dia de “hoje!” 11:3-14.

Nós estamos no meio do Apocalipse, no meio da GRANDE TRIBULAÇÃO. O templo (a igreja) já passou nos exames (11:1). O tempo de revelação do segredo está às portas (10:7)!

As virgens cuidadosas estão em prontidão! (Mt. 25:6, 7). Os crentes vivos também são achados merecedor para entrar nas bodas do Cordeiro. Lc. 12:35-45; 20:35; Apoc. 19:9. A meia noite (da tribulação) chegou e a voz do noivo pode ser ouvida em cada momento! Mt. 25:6.

10 – SÉTIMA TROMBETA

Soa a última trombeta (a sétima). Então, os céus alegram-se, pois, os reinos da terra passaram para nosso Cristo e desde então: Ele sempre será só um Rei! 11:15.

Os vinte e quatro representantes nos céus, solenemente declare a chegada do tempo da ressurreição dos mortos em Cristo! Esta é a primeira ressurreição. 1 Tes. 4:15, 16; 1 Coríntios 15:42; Apoc. 20:5, 6.

A arca do concerto foi vista. Deus se lembra de suas promessas sempre na hora certa (10:7), e suas palavras serão realizadas fielmente!

Os ressuscitados logo se unirão com os crentes fiéis, e num abrir e fechar de olhos, serão mudados (transformados) e arrebatados nos ares ao encontro de Jesus'. 12:5; 1 Tes. 4:17. O que segurou o aparecimento do “filho da perdição” – será com isto afastado, isto é: Com o arrebatamento do “Filho do Cristianismo.” 12:5.

Esta trombeta revela principalmente a ressurreição dos mortos. No capítulo seguinte nós falaremos sobre este evento (o arrebatamento) separadamente, porque eles são dois grandes fatos que se darão quase simultaneamente. A primeira ressurreição é secreta entre os mortos, como arrebatamento entre os vivos. É completamente incompreensível aos que vivem de acordo com a carne! 1 Coríntios 2:7-16.

CAPÍTULO VI

ARREBATAMENTO
OS CRENTES IRÃO MORAR NO CÉU

Este evento está envolto no Apocalipse em caráter simbólico, mas diferente. Aqui são eles: Uma mulher, um Dragão e um Filho. Se nós não tivéssemos outras passagens explícitas, e as ordens da revelação não poderiam entender estes símbolos. A caracterização destas pessoas facilita a identificação do mesmo.

1 – SINAL DA MULHER

E viu-se um grande sinal no céu (no espaço, entre o céu e a terra): uma mulher vestida do sol, (envolta na luz de Deus) e a lua debaixo dos seus pés – (firme na doutrina apostólica), com o símbolo da vitória – a coroa sobre a sua cabeça, (veja a abertura do primeiro selo capítulo quatro); com doze estrelas (Apóstolos), com dores de parto (sofrimentos 1 Tes. 1:6; 2:2; 2 Tes. 1:4-7), porque dela tem que sair o filho – os crentes fiéis. O tempo será de grande aflição. Dn. 12:1, 2. O reflexo (sinal) da mulher viu-se no céu, mas ela está na terra. 12:4-6, 13-17! Então nós entendemos que a mulher é em geral o Cristianismo. Cantares e Salmos 6:10.

A Mulher aqui descrita, ela não pode ser a Maria a mãe de Jesus, nem deste caráter, nem da revelação Escatológica de Apocalipse. 12:1, 2.

2 – DRAGÃO VERMELHO

No mesmo tempo viu-se um sinal desagradável um Dragão vermelho (assassino). Ele imita a perfeição de Deus em número sete. Jesus mesmo chama-o de “Príncipe” João 12:31; 14:30; 16:11. Ele tem sete cabeças (sete coodominadores ou cooperadores) e dez chifres (os executores do reino), sete diademas sobre as cabeças dos sete ministros (direitos de governo) 13:1. A cauda dele (as conseqüências da passagem) puxou a si mesmo a terça parte das estrelas (talvez anjos decaídos – demônios), lançando-as por terra 12:9. Ele mesmo enfurecido, adestrado, se prepara para um ataque diante da mulher, para devorar o seu filho que havia de nascer. Mas, o chefe dos anjos – Miguel, também está em prontidão nesta hora decisiva!... 12:7; Dn. 12:1. São contados os dias de Satanás no terceiro céu! Jesus não aceito mais as suas acusações contra os escolhidos 12: 10 Jó 1:9-12; Rm. 8:33. Não tendo mais direito de fazê-lo, ele deseja vingar-se no filho que será arrebatado nos ares, para unir-se com Jesus: 1º Tes. 4:17. O Dragão convoca as pressas todos seus anjos disponíveis, contra o arcanjo Miguel e seus anjos, disposto para uma batalha feroz... 12:7.

Sem dúvida, nós já podemos prevenir que as forças da verdade vencerão e o inimigo de nossas almas será derrotado!

Mesmo Satanás também está ciente disto. 12:3, 4.

3 – O FILHO ARREBATADOR

Enquanto Miguel batalhava com o Dragão, a Mulher deu à luz um filho, varão perfeito: Ef. 4:13. Este é arrebatado imediatamente nos ares ao encontro de Jesus'! 12:5; 1 Coríntios 15:52; 1 Tes. 4:15-17. (Isaías 57:1). O filho sai ileso da fúria do inimigo, porque ele tem que aparecer diante do tribunal de Cristo no terceiro céu, ou Monte Sião 2 Coríntios 5:10; Rm. 14:10; 2 Coríntios 12:4; Apoc. 14:1. Para as bodas do Cordeiro. Leia mais estas passagens – Mateus 24:40-42; 25:10; Lc. 17:34-36; Apoc. 19:9.

Este filho recebe o direito de domínio sobre as nações, (a vara de ferro). Nós vemos que este filho: são os crentes vitoriosos Apoc. 2:26, 27; 5:10. Desde a primeira vinda de Jesus' todos que morreram no Senhor e os que participaram na primeira ressurreição no fim da última trombeta – estes todos têm o mesmo direito de domínio prometido. Apoc. 10:7; 11:18, com Jesus Apoc. 19:15. Também com esses que serão mortos no tempo do Anticristo. Apoc. 20:4-6.

Todas estas passagens estão muito claras e eles seriam incompreensíveis, se não houvesse o arrebatamento antes da vinda de Jesus' pessoalmente sobre a terra! Paulo chama este evento de “Mistério” porque será secreto diante do mundo e até a própria igreja (Cristianismo ou a mulher) não se preocupará sobre isto, como as dez virgens. Mt. 25:1-13!

Assim o arrebatamento se dará no meio da grande tribulação ou “para meia noite.” Mt. 25:1-13.

Neste lugar começa a segunda parte da tribulação na terra de que os seguidores os fiéis são livres e guardados do tempo da horrível tentação. Apoc. 3:10.

Feliz será o vitorioso, glória inefável!

No céu ouve-se um júbilo de felicidade nunca visto.

Os anjos estão admirados pela beleza da noiva de Cristo! Ela venceu o acusador pelo o sangue de seu Noivo – Cristo. Meu amigo examina seu coração se você já é lavado no sangue do Cordeiro de Deus, para você ter direito de entrar com todos os salvos! 22:14.

Enquanto o filho entrou no céu para receber domínio de Jesus' sobre as nações do Milênio - Miguel precipitou (lançou) o dragão, a antiga serpente (no Éden), o Diabo com todos seus anjos sobre a terra! 12:5-12. “Ai dos que habitam na terra...!”

CAPÍTULO VII

O REINO DO ANTICRISTO (“o Filho da perdição”)

Aqueles que detêm (o filho), o aparecimento do filho da perdição (Anticristo) – foi afastado 2 Tes. 2:6-10. Chegou à noite, quando ninguém pode trabalhar João 9:4. O sal da terra e a luz do mundo (Mt. 5:13, 14); retirado este, o mal poderá aparecer em toda sua força! 1 Timóteo 4:1.

1 – A BESTA DO MAR (o governador rude)

A Besta que deixa o mar (das pessoas), é um ditador sem escrúpulos. Com sete cabeças (os vice-presidentes), nos países principais do mundo. O Dragão (o Satanás) precipitado na terra 12:9,13 – toma lugar neste homem “sem lei”, eleva o apoio das pessoas perversas que eles o aclamam como cavalheiro do Mundo, e junto com dez chifres (os executores rigorosos do governo) com dez diademas (honras do reino) o governo mundial de nações será constituído...

A humanidade vendo as grandes e calamitosas destruições na parte inteira do Mundo, enquanto vindo da loucura selvagem da guerra e para os terremotos que causarão catástrofes e indescritíveis - reinantes de anarquia por toda parte do mundo tentarão evitar outra guerra ao todo custo. Como fazê-lo? O caminho é fácil – reconhecem um governo mundial e então haverá paz universal! Normalmente gritando um homem conhecido que com promessas lisonjeiras, conseguirá estabelecer os “Estados Unidos do Mundo!” Então eles podem dizer com certeza “nós temos paz e segurança” 1 Tes. 5:3.

Este governador é chamado “Besta” por causa de sua brutalidade no governo, especialmente contra a verdadeira religião, durante três anos e meio. 13:5-8; 17:12-14. É uma trindade satânica. O Dragão é espírito – Diabo desceu dos céus ou dos ares. 12:3, 8,9; Ef. 6:12.

A segunda é a primeira Besta que deixa o mar, as pessoas 13:1. Este é um homem – ditador visível e o terceiro é a segunda Besta 13:11-17, aquele que sai da terra, da massa religiosa que se chama Cristã. É o falso profeta que age no campo religioso com superstição fanática. Satanás usa estes dois como bem ele apraz entre os homens, mesmo sendo invisível. As duas Bestas são os homens e eles trabalham visivelmente com sete co-ditadores (sete cabeças) e dez executores (chifres) no ministério anticristão.

A característica deste ditador é:: Como leopardo (que pula sobre tudo), como urso (que pisa tudo), como leão (que esmaga tudo)... Dn. 7:7, 8. O Dragão nisto achou a pessoa favorita para seu domínio satânico! Um dos sete co-ditadores será ferido (acusado), mas logo foi restabelecido pelo próprio Dragão com poderes especiais de seu poder, de tal um modo, que a terra inteira admirará a prepotência da Besta. Todos lhe fazem culto de adoração, enquanto reconhecendo que não existe poder, que pudesse combater contra a Besta. Este é o rei da terra...

A primeira ofensiva ele se dirige contra a mulher (Cristianismo) 12:13-17; contra Deus e os santos arrebatados (o filho) 13:6; contra todos os verdadeiros crentes que agora, arrependido de todo o coração, eles não reconhecem a Besta como deus 13:7. Ele os mata imediatamente. 14:13.

Seu governo será universal. 13:7.

2 – A DURAÇÃO DO REINO ANTICRISTÃO

Ele reinará sobre todo a terra 42 meses ou três anos e meio. Lede estas passagens bíblicas: Dn. 7:25; 12:7 e 11,12; Apoc. 11:2, 3; 12:6 e 14; 13:5. Estas passagens falam sobre o tempo do Anticristo e tudo concorda em três anos e meio, apesar de várias expressões como: “um tempo, dois tempos e meio-tempo”, “mil duzentos e sessenta dias” ou “quarenta dois meses.”.

Também não seria justo que Deus permitisse mais a destruição a terra. Isto é bastante para executar os justos castigos de Deus sobre os perversos do mundo.

Este tempo é bastante para a organização do governo de Jesus' e a união (nas bodas) com sua igreja no terceiro céu. 12:5; 14:1; 19:6-9.

3 – SEGUNDA BESTA (da terra)

A outra Besta coopera com o primeiro em tudo 13:12.

Esta trabalha principalmente entre as populações Cristãs de nome, para subjugá-las á primeira. Então é um falso profeta 19:20, imitando o Cristo (chifres a partir de um cordeiro), entretanto a fala dela é o mesmo da primeira Besta e fala como o mesmo Dragão 13:11, 12. Exercita diante da multidão muitos milagres, para o qual arrebata os sentidos de todas as pessoas... Até faz abaixar o fogo do céu, diante das pessoas supersticiosas.

Dá ordem às pessoas fanáticas de fabricar uma imagem, em honra do ministro ferido (13:3) que se restabeleceu pelo próprio Satanás verso 12. Tem poder de introduzir na imagem terminada, espírito de mentira, de forma que este espírito falasse de dentro da imagem! (Hoje as pessoas estão em geral sedentas para estes milagres e curas mentirosas)! Todos adoram a Besta pelos os milagres do falso profeta e para facilitar a identificação de seus seguidores, distribui um sinal (distintivo do partido) com o número de 666, para a fácil aplicação 13:11-18.

Assim o capítulo treze da revelação, nos dá mais ou menos uma idéia perfeito e detalhado do reino do Anticristo com todos seus cooperadores.

4 – A PROFECIA DE DANIEL SOBRE O ANTICRISTO

Deixaremos desta profecia o esboço da ordem, enquanto não entrando em interpretações, que seria a repetição do que está em Apocalipse. Esta passagem abrange o tempo da Besta até o estabelecimento do reino milenar:

1. Um animal – Anticristo terrível e terrível. Dn. 7:7, 8.

2. Os arrebatados recebem o domínio glorioso com Cristo no céu (Monte Sião) Dn. 7:9-10.

3. Reino da Besta (a ponta) e sua destruição. Dn. 7:11, 12.

4. A segunda vinda de Cristo a terra com todos os santos. Dn. 7:13.

5. Reino de Jesus com os santos. Dn. 7:14.

Na interpretação do anjo para Daniel, segue a mesma ordem gloriosa e clara. Dn. 7:15-27.

CAPÍTULO VIII

MONTE SIÃO – OS ARREBATADOS

Deixemos à terra aflita em dores e levantemos a visão pela colina de flores e felicidade inefável!

O profeta (o João) removendo seu olhar dos horrores da terra assolada pelo poder diabólico e elevando seus olhos para o céu, viu o Jesus (O Cordeiro) com os cento e quarenta e quatro mil que foram selados durante o tempo das trombetas (7:1-8), no monte de Sião (terceiro céu ou Paraíso). Como agora eles estão lá?! Sim, eles foram arrebatados junto com os mortos em Cristo ressuscitados no fim da última (a sétima) trombeta 11:15-19; 121:5. E com os salvos das outras nações 6:9-11; 7:9-17,estão nas bodas do Cordeiro, louvando a Deus com os anjos! 11:18; 19:1-9.

Eles também estão diante “do Tribunal de Cristo”, para receber a recompensa, e o domínio honrado com Jesus no Milênio. 2 Coríntios 5:10; Rm. 14:10.

1 – AS RAZÕES DO ARREBATAMENTO

Primeiro razão:

Se o Jesus logo viesse a terra, como então poderíamos achá-los (os salvos), cantando no céu, antes de vir a terra?! 12:5; 14:1-5; 15:2-4; 18:20; 19:1-9.

Só no céu podem ser realizadas as bodas do Cordeiro e não na terra (19:7). Só no céu será possível, neste tempo compor e distribuir o governo de Cristo para o Milênio 11:15-18; (20:4-6).

A maravilhosa união de Jesus' com sua igreja (1 Tes. 4:16, 17), para uma missão tão gloriosa, não pôde ser realizado nesta terra, estando o seu oponente em liberdade!

Segunda razão:

Na Revelação e nos outros livros da Bíblia, nós temos passagens incontáveis, sobre um castigo justo (2 Tes. 1:5-9), antes de sua vinda a terra. Segundo as ações, vimos já nós que uma parte da tribulação que os seguidores provarão (até a sétima trombeta), mas na segunda parte, que contém os castigos mais duros, os escolhidos de Cristo não podem participar – não seria exatamente justo... 12:12; 14:14-20; 16:19-21; 18:8-10, 21-24.

Nestes castigos, os salvos por Cristo, eles não podem ter parte. E isto dará sob o governo do Anticristo, porque os seguidores fiéis de Jesus serão retirados, porque eles detêm o aparecimento deste mal. 2 Tes. 2:6-8.

Esta também é uma razão, muito lógica do arrebatamento como nós veremos ainda à frente.

Está muito claro isso que depois do estabelecimento de seu governo, o Jesus virá e acabará com o reino anticristão de domínio desastroso. Paulo declara abertamente em 2 Tes. 2:8; Apoc. 19:11-21.

Na primeira parte da tribulação a igreja é participante até o capítulo onze. No capítulo 12, é desenrolada uma luta entre o arcanjo e Satanás e este é precipitado para a terra. No mesmo tempo é arrebatado o filho e ele entra no céu. No capítulo treze a Besta (o Anticristo) começa a reinar e este reino vai até o capítulo dezoito. Então o arrebatamento se dará no meio da “GRANDE TRIBULAÇÃO.”

Jesus também dividiu a tribulação em duas partes. O primeiro: Mt. 24:3-14; Mc. 13:3-13; Lc. 21:9-19.

Nesta parte os crentes fiéis participam das aflições até a sétima trombeta.

Então o Jesus intercala a destruição no sermão profética de Jerusalém e a liberação dos cristãos que estavam na cidade. Isto se cumpriu literalmente no ano setenta (D.C.) pelo general Tito. Neste fato nós temos as passagens seguintes: Mateus 24:15-22; Marcos 13:14-20; Lucas 21:2024. Por que Jesus incluiu este fato no meio de sua narrativa, no tempo da grande tribulação?

Com isto Ele profetizou duas coisas: a destruição de Jerusalém e a liberação dos cristãos do meio dos dois bloqueios da cidade por Tito, Segundo: revelou, que assim no meio da grande tribulação, nos últimos tempos a igreja será livrada pelo arrebatamento e então, na segunda parte a Jerusalém ou o Cristianismo externo, (a Babilônia) será destruído (no tempo do Anticristo).

Terceiro: A segunda parte da grande tribulação cujo fim é verificado sobre a vinda de Jesus' e a destruição de Anticristo. Nesta parte nós temos as passagens seguintes: Mt. 24:23-31; Mc. 13:21-27; Lc. 21:25-28; Apoc. 19:13-19; 2 Tes. 2:1-8.

Das palavras de Jesus' temos então três fases: A primeira parte da tribulação até a meia noite. Mt. 25:5-13. Segunda: A primeira ressurreição e o arrebatamento no meio da aflição (meia noite). Assim como também os cristãos primitivos que foram salvos de Jerusalém (Mt. 24:22) – nós sairemos do falso Cristianismo e de sua destruição Apoc. 18:4.

Terceiro: A segunda parte da grande tribulação que conclui com Cristo e a vitória sobre o assolador e a grande destruição do Anticristo. Apoc. 19:11-21; 20:1-3.

Assim desaparecem as contradições: “um será tirado e outro deixado...” Mt. 24:40-42; Lc. 17:34-37.

Estas passagens seriam incompreensíveis se não houvesse o arrebatamento antes da volta de Cristo a terra, porque então ninguém ignorará a ordem nova de coisas na presença gloriosa de Jesus', quando descer a terra com os santos.

2 – A VIGILÂNCIA NECESSÁRIA

Nós sabemos de acordo com as palavras de Jesus', que daquele dia e hora ninguém sabe, exceto o próprio Deus. Mt. 24:36. Nós poderemos aproximadamente saber, pelos os sinais já preditos. Mt. 24:3-14. Isto exige uma vigilância absoluta da parte do crente, além de uma grande parcela do amor Cristão. Mt. 25:1-13; Rm. 5:5; 8:11,14,17,35-39.

Nós podemos evitar as calamidades pelo tempo de Anticristo vigiando e orando, como eles fizeram – os primeiros cristãos no ano setenta, antes da destruição de Jerusalém por Tito Lc. 21:36. Eles crendo e vigiando escaparam da destruição anunciada por Jesus; igualmente nós deveríamos vigiar, cada um, em seu lugar. Mt. 24:45-51; Mc. 13:32-37; Lc. 21:29-36; 12:35-40.

3 – QUAIS OS CRENTES QUE NÃO SERÃO ARREBATADOS?

Há muitas passagens nas Escrituras que indicam, que nem todos os que têm nome de Cristãos serão levados (crentes). Lc. 17:32,34-36. Quem são Eles?

a. A “mulher”, ou o Cristianismo nominal. 12:6, 13-17.

b. As virgens ignorantes, (os crentes descuidados e indiferentes). Mt. 25:3, 8-12, 24-30.

c. Sem o primeiro amor e sem Cristo no coração. 2:4, 5; Cor de i. 13:1-3; II COR. 13:5.

d. Sem o Espírito Santo. Rm. 8:9-17.

Não seja você um dentre eles, querido leitor!

4 – HAVERÁ ARREPENDIMENTO NO TEMPO DO ANTICRISTO?

Durante o reinado de Anticristo haverá conversões genuínas. Porém, precisará da coragem e da fé dos santos. 13:7. Muitos dos crentes mornos vendo o que aconteceu com os zelosos irão eles arrependerem-se, pelo que serão mortos 3:2, 3,15-19; 14:12, 13. O anjo será pregador, porque os homens não podem fazer mais, por causa da besta. 14:6-13; 16:15.

As duas testemunhas também pregarão neste tempo 11:3-7; Zac. 4:11-14. Assim como Moisés desafiou Faraó, o opressor das pessoas de Deus no Egito (Êx. 5:1-5; 10:28), e como Elias saiu ao encontro de Acabe e Jezabel, inimigos dos profetas de Deus, dando seu testemunho vigoroso contra os falsos profetas de Baal, destruindo seus altares com todos seus profetas (1 Reis 18:13-40), assim neste tempo, as duas pessoas, escolhido e ungido por Deus, eles desafiarão a besta em sua raiva contra os que hão de crer e eles têm que ter fé, estes serão protegidos pelo poder da palavra dado por Deus. Ninguém poderá tocá-los e fazê-los o mal, porque o tempo deles/delas é determinado pelo Todo-poderoso. Assim Deus em sua clemência dará a oportunidade para a conversão, a fim de que ninguém tenha desculpa diante dele. Deus sempre dá oportunidade aos homens, para o arrependimento, mas os homens resistem como é de seus costumes! 16:11.

Os penitentes, ou os salvos deste tempo serão mortos e eles participarão respigando da primeira ressurreição e estes reinarão com o Cristo com os outros santos no Milênio 20:4-6.

O Anticristo esmaga todos os que pensam, falam e vivem de acordo com o Evangelho de Cristo e que não lhe prestam culto sobre um deus estranho. Dn. 7:23-27; 2 Tes. 2:4.

Ai desses que vivem neste tempo na terra 12:12!

Agora nós entendemos, porque os cento e quarenta quatro mil escolhidos, e uma grande multidão de salvos de todas as nações que estão tocando e cantando maravilhosamente no monte de Sião! 14:1-5; 15:2-4.

CAPÍTULO IX

AS SETE VOZES

Um anjo que voa para o céu, corta a linha das harmonias desta canção e novamente a atenção do querido discípulo se prende às coisas da terra...

Aparecem os sete anjos com as sete VOZES.

1. Primeira voz.

Um anjo que voa no espaço proclama o Evangelho eterno aos habitantes da terra. Os homens não podem fazer por causa do governo da Besta que não permite qualquer divulgação do Evangelho de modo algum, como nós dissemos no capítulo anterior. Quantos aceitam a palavra e tem fé, nós não sabemos... Apoc. 14:6, 7.

2. Segunda voz.

A segunda voz anuncia a queda de Babilônia (o falso Cristianismo), aquela que deixou a pura doutrina de Cristo e adulterou com o mundo vil. Apoc. 14:8. Os cristãos que espera por Jesus' pela sua volta gloriosa, deveriam deixa-la – Sai dela povo meu. Apoc. 18:4!

3. Terceira voz.

A terceira voz declara o sofrimento de Geena (inferno), a todos os que se alia no culto à adoração da Besta. Este sofrimento será eterno e o tormento do endurecido infindo... Os mesmos fins encorajam os que irão acreditar, eles não temem a morte certa dos adeptos dos seguidores da Besta. Pelas suas paciências eles encomendam suas almas e depois da luta eles terão um descanso nos braços do Salvador. Apoc. 14:9-12; Heb. 4:9-11.

4. Quarta voz.

A quarta voz felicita estes vencedores que morrem no Senhor. Para sua coragem eles entraram no verdadeiro descanso e eles terão parte no governo Milenar. Seus atos heróicos merecem uma recompensa gloriosa. Apoc. 14:13; 20:4.

5. Quinta voz.

Os crentes morreram, testemunhando de sua fé e agora o quinto anjo não poupa os seguidores da Besta. A crueldade do mundo estará amadurecida e pronta para sua colheita merecida Apoc. 14:14-17.

6. Sexta voz.

Segue-se a sexta voz e o sangue sai por toda a parte, porque a perversidade alcançou seu auge e a rebelião seu apogeu. O grande lagar da ira de Deus espreme seu vinho (o sangue) de quantidade tão grande que os cavalos dos guerreiros podem nadar!... 14:18-20; i. 34:2-8; 63:1-

A VISÃO DOS MÁRTIRES DO TEMPO DO ANTICRISTO.

Entre a sexta e a sétima voz o servo de Jesus' vê um sinal do céu: sete anjos com as últimas sete maldições em que completariam a justa represália de Deus sobre o mundo da degradação. Apoc. 15:1.

João elevando seus olhos viu um mar de vidro misturado com fogo (os cristãos provados). Mártires do tempo de Anticristo, vitoriosos, unidos com todos os anteriormente arrebatados (mar de vidro), cantando os louvores a Deus Pai e ao Cordeiro pelo os maravilhosos trabalhos, feito desde os tempos de Moisés até os dias de hoje! Apoc. 15:2-4.

O templo da habitação dos santos anjos se abriu nos céus e com toda reverência os sete anjos saíram para receber as sete taças das últimas maldições, para derramá-las sobre os destruidores da terra. Este ato foi acompanhado com a confirmação da glória celestial, enquanto enchendo o templo inteiro desta glória. Apoc. 15:5-8; Heb. 8:1, 2.

Os sete anjos que recebem as últimas maldições da mão de um dos quatro anciãos – estava em prontidão para ouvir a ordem de sua execução. O mal da terra será descoberto... Isaías 24:17-23; 26:20, 21. Os escolhidos de Deus serão escondidos desta ira no terceiro céu. Meu amigo: aceita Jesus hoje e assim escaparás da ira divina e serás escondido com Cristo em Deus! Col. 3:1-3; Isaías 26:20, 21.

TODOS OS SANTOS REUNIDOS NO CÉU

Agora, todos os salvos estão unidos nas bodas do Cordeiro! Todos que pertencem à primeira ressurreição (Apoc. 20:6).

Os primeiros mártires. Apoc. 6:9-11.

Todo o salvos que tomarão parte na primeira ressurreição. Apoc. 7:9-17.

Os israelitas selados. 14:1-5.

Os mártires do tempo de anticristo. Apoc. 14:12, 13; 15:2, 3.

Estes em conjunto, são os salvos que virá com Jesus a terra para reinar. Eles em uníssono cantam o louvor nas bodas do Cordeiro. Que maravilha! (19:5-9; 20:4-6).

7. Sétima voz.

Os crentes sendo recolhidos – ressoa sétima voz, dando ordem de derramar as sete taças da ira de Deus na terra. Como o sétimo selo contém as sete trombetas, assim a sétima voz liberta os anjos das sete últimas maldições. Apoc. 16:1.

CAPÍTULO X

AS ÚLTIMAS SETE MALDIÇÕES (salvas)

Os santos assistem à saída dos sete anjos com as últimas sete maldições, para derramarem sobre os que menosprezam o Jesus e os seus escolhidos que estão no céu. 13:5, 6.

A forte voz do sétimo anjo dá o comando para a sua execução terrível!... 16:1; 15:5-8.

1. Primeira Salva.

Derramando a primeira salva, os seguidores da Besta sofrem uma doença insuportável por causa da união diabólica, enquanto aceitando o sinal da Besta. 16:2; Êx. 9:10, 11.

2. Segunda. Salva

A segunda praga transforma as águas do mar em sangue, para que lembrassem do derramamento do sangue dos justos em que tiveram prazer. O mar também é poluído com a crueldade dos homens. (Também pode simbolizar as massas humanas). Mas a palavra: “morreram no mar toda alma vivente” significa tantos homens quanto os peixes que estão no mar, eles morrerão. Cremos na execução literal. 16:3.

3. Terceira Salva.

O mesmo acontece com os rios no qual a terceira salva é derramada. Os homens são forçados a beber o sangue.

O sangue deles/delas estava cheio de ódio vingativo contra o seu próximo e especialmente contra os cristãos (17:6), por isso eles receberão justa a retribuição sobre as suas cabeças e por isto é escrito: “porque disto são merecedores!” 16:4-7.

4. Quarta Salva

A quarta salva (maldição) no sol provoca um calor causticante e devorador. Os habitantes serão espantados e amedrontados a partir dos bombardeios nos tempos dos selos, que sobrevieram das bombas incendiárias, atômicas, etc. da fabricação dos homens. Agora eles blasfemam o nome de Deus, mas exaltam o homem que inventa estas bombas infernais! Que incoerência! 16:8, 9.

5. Quinta Salva.

A quinta salva (maldição) é derramada justamente sobre a sede do governo da Besta. O ditador (o Anticristo) com seus cooperadores blasfemam contra Deus, sabendo que isto vem da ordem divina – dos céus! O reino do Anticristo com isto ficará obscuro, envergonhado e desacreditado...

Os judeus, que fizeram uma aliança com Anticristo – aceitando como Messias, ao verem isto, eles decairão: João 5:43; Isaías 28:15-18. O povo de Israel são um dos sinais para os crentes. Jesus disse que este povo não passará até que tudo se cumpra, isto é, antes que se torne realidade. Mc. 13:28-31. Os judeus já estão restabelecidos como uma nação independente na Palestina (a Figueira). De acordo com as palavras de Isaías, eles aceitarão o Anticristo no princípio como seu rei esperando (Messias), porém, neste tempo, vendo o reino horrorosamente humilhados por Deus – decairão e eles desfarão sua aliança com “a morte e o inferno”... Seus olhos, então se volverão para o verdadeiro Messias que eles rejeitaram antigamente e agora está prestes a aparecer... 16:10, 11.

6. Sexta Salva

A sexta salva (maldição) se assemelha a sexta trombeta, quando saíram um grande exército do Oriente para castigar os homens.

Como a sexta salva os obstáculos naturais (impedimentos) eles desaparecem, para que as raças amarelas do Oriente invadem a Palestina e a Europa. Visto que os povos da Europa e do Oriente (Leste) próximo foram aniquilados pela guerra e flagelos, o Dragão elevará e usará a raça amarela na batalha contra Cristo e seus seguidores. 19:19. Ele despertará todo o demônio nesta investida louca. A trindade satânica estará dirigindo este exército e o congregará em Armagedon (Magedo), enfrentar exército de Jesus' que virá inesperadamente (como ladrão)! Satanás conhece este lugar (como Judas conhecera o Getsemane) – O Diabo tentará mais uma vez derrotar o Filho de Deus, mas sem dúvida será vencido!... 16:12-16; (19:19, 20).

SÉTIMA SALVA.

A última salva (maldição) é derramada no ar, e como conseqüência, uma perturbação sísmico, tão forte que a terra treme como uma chaleira fervente. Pelas faíscas elétricas e as explosões o ar treme também de tal modo que o vidente sentiu que o mundo já iria perecer. As ilhas desapareceram e os montes fumegavam e foram dissolvidos com o calor... A capital do governo da Besta se divide em três partes e seu ministério empalidece! Começa então ainda um bombardeio de granizo sem rival, cada bomba no peso de um talento (aproximadamente vinte e seis quilos)! Apoc. 16:17-21.

Esta é semelhante a sétima trombeta que informava a primeira ressurreição e o arrebatamento (êxtase). 11:13-15. Agora a sétima salva anuncia a vinda de Cristo com poder e glória para reinar! Com a sétima trombeta o sofrimento veio para o falso Cristianismo e agora vem a sua destruição total... A sétima salva informa o castigo e a destruição desta Babilônia. 16:19.

O CASTIGO E A DESTRUIÇÃO DE BABILÔNIA

Com as últimas sete maldições o mundo de apóstata receberá o castigo justo e agora neste capítulo nós estudaremos ligeiramente o castigo e a destruição desta mulher (a prostituta) aquela que deixou a doutrina de Cristo, abraçando o mundo vil.

1 – QUE É “A BABILÔNIA?”

A “Babilônia”, “grande prostituta”, “a mulher” e “a mãe das prostituições” (17:1, 4 e 5) – não são uma senhora. É a confusão da verdade com a mentira e o abandono do Evangelho de Cristo e a união com o mundo pecador. Rm. 12:2; II TM. 4:10; i João 4:5.

Nós vemos lá, isso é “uma grande cidade.” 16:19; 17:18; 18:10,16 e 21.

Em suma: é uma cidade que contém um sistema de religião adulterada... (Alguns padres dizem que a Babilônia é Roma, se baseando sobre o texto de 1 Pedro 5:13).

2 – A IDENTIFICAÇÃO DESTA CIDADE

“A BABILÔNIA”

 Identifiquemos esta “a prostituta”, aquela que deixou a doutrina de Cristo, abraçando o mundo vil, pelo o livro de Apocalipse.

Qual a igreja que proíbe o matrimônio para seus clérigos, (1 Tm. 4:1-3) e pela confissão induz seus seguidores ao adultério 17:1?! De qualquer maneira, quase todos os governadores da terra, são influenciados pelo papa de Roma 17:2. A Besta vermelha aceita a cooperação da igreja de apóstata e elas por seu tempo são apoiadas na Besta sanguínea, por intermediário do falso profeta, (que poderá ser um papa...). Estes todos atuam juntos num espírito, com as sete cabeças (ministro da Besta) e com os dez chifres (os executores de ordens da Besta). 13:11, 12; 17:3... Esta igreja será unida com o Estado, e isso é que a igreja católica sempre buscou e busca. A voz do céu diz: “Sai dela povo meu!” 18:4.

O que farás tu, querido leitor?

Aquela igreja com tanta luxúria como aquela totalitária (o catolicismo), ultrapassando qualquer culto religioso em pomposidade carnal, escondendo seu mundanismo debaixo da cobertura de uma santidade de aparências da faustidão, e por isto ela é um mistério incompreensível para os homens e é a mãe das abominações (causadora dos adultérios), em nome de Deus. 17:4, 5. Aquela mulher foi intoxicada com sangue dos justos desde os tempos apostólicos, pelo legalismo judeu e depois pela Inquisição romana, como também pelas as suas cruzadas. 17:6...

Este mistério causou admiração no apóstolo, vendo muitos ditadores, perseguidores dos crentes pelos séculos se levantando e desaparecendo com espírito anticristão... (como os Césares) – Finalmente aparecerá inesperadamente com grande violência e será destruída com a vinda de Cristo. 2 Tes. 2:3-8. Os políticos do mundo sempre têm perseguido os verdadeiros cristãos e o mesmo fazem os falsos cristãos! A mulher se sentou em sete montes, podem ser, tanto a cidade de Roma como os sete governadores influenciados do espírito de Roma (ou Babilônia). Estes também, como o próprio Anticristo, com o seu espírito têm existido e caído, voltando novamente no palco nos últimos tempos com imensa crueldade. 1 João 2:18; Apoc. 17:8-10.

Os sete ministros (ou governadores) eles têm autoridade e autonomia no governo, como a segunda Besta. 13:1-18.

Este tem os chifres de cordeiro (parecendo um governo de cunho religioso, como um papa romano)! Ele é o oitavo e vai à perdição. 17:11.

Esta mulher (igreja adúltera), com seu chefe (ou papa), eles cooperarão com o ministério anticristão (os dez chifres) e entregará toda a honra e o poder a primeira Besta. Todos eles têm o mesmo sentimento, de acabar com aqueles, que adorou a Jesus como Rei. 17:12-14. Esta falsa igreja domina nas massas humanas (águas) e este magicamente procede a suas maquinações mentirosas em muitas insinuações milagrosas... 17:15; 13:13, 14. Esta igreja (a mulher) com seu ministério (papado) eles têm uma influência dirigir ou indireto em todos os reis (os governadores) da terra. 17:18; 18:3.

Depois de serem às nações subjugadas, debaixo do domínio da Besta, como também as massas religiosas, para o desempenho milagroso do falso profeta; a Besta dará ordem a seus dez executores (chifres) de odiar a mulher. Eles tirarão toda riqueza da igreja (os sinos e os ídolos dos templos – que são de ouro e prata ou de outro metal) e limparão o (Vaticano) de suas riquezas materiais. 17:16-18.

Um anjo poderoso proclama a queda terrível desta Babilônia (igreja adúltera). Sim, o fim do Cristianismo sem Cristo será vergonhosamente fatal! 18:1-3.

3 – ÚLMA ADVERTÊNCIA AOS CRENTES

O povo de Deus é advertido á abandonar este falso Cristianismo apressadamente, (os que crerão naquele tempo pela fé e também serve a nós)! Sabemos muito bem o que aconteceu com os indiferentes nos dias de Noé. Nós conhecemos a advertência à Ló e o castigo sobre a mulher desobediente. Gênesis 6:13; 19:15-26; Lc. 17:26-32! A Bíblia inteira está cheio de conselhos, que nós deveríamos ser vigilantes e não conformar com este mundo. Tm. 12:2. Desde os tempos primitivos a igreja de Roma tinha desviara da honestidade Cristã e gradualmente inclinou-se para as glórias do mundo, aparentando com as astúcias lisonjeiras de Satanás, enganando até os ministérios de Jesus'. Apoc. 2:20-22. É continua assim até o dia hoje. A assimilação é inacreditavelmente uma lei rigorosa e o conformismo incrivelmente enganador!

Sobre este perigo da igreja Cristã diz o Dr. Soren: “Parece aumentar a tendência para um tipo de pusilanimidade moral que comprova na inconstância das atitudes e na insegurança das convicções. É lastrado que o progresso é verificado na razão direta da susceptibilidade da capacidade de absorver tudo. Ela prega a conveniência de amolecer as extremidades afiadas da verdade na palavra de Deus. É difundido, já no meio evangélico a idéia de uma teologia mais flexível, mas elástico, mais amorfo. Nada de examinar todas as coisas e reter o que é bom. Reter, tudo, sempre Acomodar. Não desagradar, não contrariar, mas chegar a um acordo.”

O anjo diz: “Sai dela povo meu!” 18:4.

O mais do capítulo dezoito detalha o castigo e a destruição desta “Grande Cidade.” 18:5-24.

Toda a sua riqueza com sua suntuosidade dos templos, e sua luxúria cairá neste tempo e nunca será reconstruído!

No mesmo tempo os apóstolos santos e os profetas arrebatados alegram-se no céu, enquanto assistindo o derrame da justa ira de Deus sobre a Babilônia (confusão religiosa). 18:20.

RECAPITULAÇÃO DESTE TEMPO

Nós faremos um breve retrospecto deste tempo.

Logo após o arrebatamento o Dragão (o Satanás) empenha-se ardorosamente na consolidação e afirmação de seu reino anticristão. Uma de suas primeiras ações consiste na perseguição destes, que valentemente declara o Jesus como Salvador. 12:17. A Besta, porém “os liquida” depressa sem qualquer Inquisição de justiça. 13:10; 14:13.

A igreja totalitária (a católica), vendo a universalidade do Anticristo aceitará rapidamente suas propostas de cooperação. Seu chefe (papa), até se sentirá honrado com esta missão e falarão e agirão da mesma maneira como a própria Besta contra os verdadeiros crentes evangélicos. 13:11-13.

O grande e fácil apoio que o falso profeta adquire, será devido aos sinais operados Dante das pessoas. Estes sinais que ele operará pelo o poder do espírito maligno (mau).

Os sete co-ditadores (cabeças) com os dez ministros auxiliares (chifres), vendo o serviço bom do chefe da igreja apóstata levarão esta mulher como nos braços. 17:3-6.

Os judeus também, vendo as operações milagrosas eles aceitarão o Anticristo como Messias. João 5:43. Eles farão uma aliança com a besta (o Anticristo), mas no tempo da quinta salva eles duvidarão e eles decairão desta aliança. Isaías 28:15, 18.

Pode ser que o próprio Anticristo seja um judeu...

No último ano do reino da Besta, os dez ministros (chifres) eles começarão a odiar a própria mulher – a falsa igreja e isto se tornarão realidade e será para se cumprir as palavras de Deus sobre esta Babilônia! 17:16, 17.

Então a grande ira de Deus virá em geral sobre toda mistura religiosa e ela ruirá para sempre! 18:21.

Neste tempo, os crentes que não aceitam o sinal da Besta (13:16-18), e o que deixa a confusão babilônica (18:4), não ouvindo a voz do falso profeta (Lc. 17:21-24) eles não participarão neste sofrimento, mas sendo mortos, logo eles serão levados para o terceiro céu, com os que foram antes arrebatados eles escaparam às grandes tribulações do tempo da Besta. 18:20; (12:5-12).

Estes todos unidos cantam a vitória ao Cordeiro (o Jesus), em um coro nunca visto! Em todos os céus ecoam, os sons harmoniosos e indescritíveis pelo fato que a “grande prostituta” está para sempre condenado. 19:1, 2.

As potestades dos céus (Ef. 3:10) ouvindo estas maravilhas dos salvos19:1-3, estão admirados da glória da noiva de Cristo 2 Tes. 1:6-10. Os vinte e quatro anciãos com os quatro representantes do trabalho de Deus nos céus, vendo e ouvindo as notícias da perfeição do trabalho de Jesus' se prostram em adoração solene diante do trono da Majestade de Deus Pai! 19:4.

Estes chamam os salvos, os anjos e as forças da natureza para louvar a Deus que já tomou o reino que será dado aos seus santos na terra. 5:10,11,16-18; 12:5, 20; Dn. 7:27; Apoc. 19:5, 6.

Vitória Inefável. Aleluia!

XII CAPÍTULO

A VINDA DE JESUS' COM OS SANTOS A TERRA

1 – O FIM DAS BODAS DO CORDEIRO

No fim das bodas, já foi ouvido o hino pelo coro celestial em sinfonias indescritíveis, num convite para regozijar-se pela beleza e prontidão da esposa de Cristo. 19:7, 8. Que está perfeitamente justificada: sem mancha nem ruga. Ef. 5:27.

Todos os anjos estão desejosos de admirar estas coisas! (1 Pedro 1:12). Nós também temos este anelo?

A bem-aventurança faz transbordar as almas de todos os convidados para as bodas do Cordeiro! Ninguém deveria duvidar destas palavras verdadeiras e fiéis. 19:7-9.

Os santos que foram arrebatados já passaram diante do “Tribunal de Cristo” recebendo a recompensa e seus respectivos lugares no Reino Milenar. Rm. 14:10; 2 Cor. 5:10; Apoc. 11:18; Mt. 25:14-30. Glória admirável!

2 – ESPOSA PREPARADA

Agora a esposa em envolta em linho fino e luminoso, a justiça de Cristo. 19:8. Que foi adquirida pela fé no sangue de Jesus', está ao lado de seu Salvador e Rei, em uma união eterna! “Nós sempre estaremos assim com o Senhor.” 1 Tes. 4:17. Ela está agora em toda a dignidade de estar ao lado do seu Senhor “o Rei dos reis” para a descida triunfante a fim de derrotar o Anticristo e governar o mundo inteiro com a justiça de Deus!

O querido apóstolo quase desfaleceu diante duma visão tão real e gloriosa... Como havia visto no céu – curvou-se aos pés do anjo para adorar-lo. O anjo, porém, não aceita a honra e aponta para Deus como objetivo de toda a adoração. Ele é um dos servos e recebeu a revelação de Deus pelo o espírito de profecia. 19:10.

3 – A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO COMPLETADA!

O Espírito Santo assim consumará a sua missão gloriosa em que fora incumbido desde a ascensão de Jesus' Atos 1:2-14; João 14:16-26. Ele (o Espírito Santo) será o Ministro no dia das bodas. 2º Cor. 13:13; Rm. 8:9-17.

Meu amigo o teu coração já está unido com o Cristo crucificado? O Espírito Santo dirige sua vida de acordo com a palavra da Bíblia? Você já nasceu novamente? João 3:3-8. – É uma nova criatura em Cristo? 2º Cor. 5:17; João 3:5.

Se ainda não aceitou a Jesus como seu Salvador, faça hoje e será um discípulo de Cristo e participante em todas estas glórias imensuráveis!

4–A VINDA DE CRISTO COM TODOS OS SANTOS

Os céus se descortinam... Aparece um cavalo branco (a Real majestade) do Rei dos reis e Aquele que está assentado nele, “se chama Fiel e Verdadeiro que julga e peleja com justiça!” 19:11. Das palavras dos versículos doze e treze que nós vemos que é a descrição da mesma pessoa do capítulo primeiro, versículo doze a vinte; sem dúvida é o próprio Jesus!

Em redor Dele, aparecem incontáveis cavalos brancos e os que estão neles são os santos (a esposa de Cristo) envoltos em vestidos de linho, branco e puro. 19:14. Claramente nós soubemos que são os crentes purificados no sangue de Jesus'. 1:5, 6; 3:5; 14:4, 5; 22:14!...

Sim, eles vêm agora dos céus com Jesus, porque Ele, três anos e meio antes os arrebatara nas nuvens, ao término da sétima trombeta. Que maravilhas de Deus!

No arrebatamento Ele viera invisivelmente aos olhos do mundo (como ladrão 1 Tes. 5:2, 3), agora Ele vem visivelmente diante de todo o mundo. Então, aparecerá o sinal do Filho do Homem como um raio de uma extremidade da terra até à outra! O mundo inteiro sentirá a chegada de Cristo, porque virá acompanhado de grandes sinais no sol, na lua e nas estrelas. A terra escurecerá e tremerá por causa dos terremotos horripilantes... Mt. 24:29, 30; Joel 2:1-11, 30-32; Mlq. 4:1-3; Sof. 1:14-18; Zc. 14:5-9.

Jesus virá em uma parada indescritível, e em glória incomparável! Leiam todas estas passagens sobre este evento glorioso. 19:11-16; Mt. 24:30; Judas 14; 1 Tes. 3:13; dn. 7:13, 14; Zc. 4:5.

A terra treme. Os reis da mesma empalidecem diante do brilho da glória de Jesus'. A natureza geme e deve ser libertada, da escravidão do pecado. A glória dos filhos de Deus deve ser manifestada perante todo o mundo. Rm. 8:18-23. A Besta e seus exércitos amedrontados perderão todas as forças de resistência planejada e os seus grandes tentarão esconder-se debaixo das montanhas desmoronantes! Zc. 14:5. Todo o olho O verá! 1:7; Lc. 17:24; Apoc. 19:16; i. 2:19-21.

XIII CAPÍTULO

VITÓRIA SOBRE O ANTICRISTO

O Rei dos reis com seus santos rapidamente se aproximam a terra. Ele não precisa de armas fabricadas por homens. Uma palavra de sua boca vale mais que mil mundos com suas forças e as legiões de demônios com suas armas! 19:15.

1 – A DERROTA DAS FORÇAS ANTICRISTÃS

Um anjo, entre os céus e a terra chama todos os pássaros, para comer as carnes do exército da Besta que é derrotado por Jesus' num abrir e fechar de olhos!

O Diabo que é espírito, já anteriormente providenciará um exército dirigido por ele mesmo e os demônios 16:13-15. – na esperança de vencer o Filho de Deus, pelo menos neste mundo, para que possa continuar como o príncipe e senhor. Sua esperança desaparece como a escuridão, pelo o amanhecer! Seus generais estão imediatamente presos por um anjo e lançados vivo no lago de fogo (Geena)! Seu grande exército é ceifado pela palavra do Filho de Deus, de tal maneira que dentre eles não resta mais nenhum – dos vivos deste exército. A vitória estará completa. 19:16-21.

O mundo inteiro saberá sobre esta derrota fragorosa.

2 – SATANÁS PRESO

A vitória não seria completa se o próprio Diabo ficasse livre. Ele sempre está pronto para nova investida...

Um anjo já está pronto para prender a velha serpente (Diabo). É plenipotenciário para esta missão, tão significante e esperado. Ele tem as chaves do calabouço Isaías 24:22 e uma grande cadeia na mão (poder inquebrantável) 20:1.

Aqui nós temos a identificação completa de Satanás: Dragão (voraz); Antiga serpente (velho enganador no Paraíso); Diabo (o caluniador); o Satanás (o oponente). Este agora está pela primeira vez preso pelo anjo e lançado no fundo do Inferno antes de mil anos, depois será solto, para provar as pessoas do Milênio. Com isto, todo engano (tentação) da terra cessará. 20:2, 3.

3 – A SITUAÇÃO MUNDIAL NESTE TEMPO

Jesus vindo a terra não achará nenhum dos crentes. Lc. 18:8. Antes do tempo do Anticristo, quando Ele vier nas nuvens para levar a noiva, então sim. Os que se arrependeram no tempo da Besta, logo eles foram mortos (13:5-10; 14:12, 13; 15:2, 3; 20:4), de forma que agora, na descida de Cristo com a igreja arrebatada, Ele não acha fé entre os homens.

Na terra existe apenas um terço dos habitantes que sobreviveram pelos grandes castigos de Deus pelas as guerras, selos, trombetas, vozes e maldições. Leiam as passagens claras deste tempo: Joel 1:15; Isaías 13:8-16; 24:1, 3, 17-23; Zc. 13:8, 9; Sof. 1:2, 3, 14-18.

Este reino estará no mundo todo, sobre a terça parte da humanidade que escapou dos castigos de Deus e estes que não tomarão parte com a Besta contra o Jesus e os crentes. Estas serão as nações, no começo do Milênio no quais os escolhidos reinarão durante mil anos. Os governadores estarão nos corpos glorificados, como anjos Mt. 22:30. Eles serão os reis e sacerdotes (entre Deus e homens)! 2:26, 27; 12:5; 20:4, 6; Mt. 5:19; Lc. 23:29.

Eles podem comer ou não assim como era Jesus depôs da ressurreição dos mortos... Lc. 22:29, 30; 24:43; atos 10:41; Mt. 26:29. Eles serão puros e perfeitos, em todas suas missões e deveres, debaixo da direção direta do Espírito de Jesus'!

Todos que agora são fiéis no sofrimento de Cristo por causa do Evangelho, eles reinarão com Ele 2 Tm. 2:12!

XIV CAPÍTULO

CRISTO REINA COM OS SANTOS SOBRE TODA A TERRA

Jesus desce a terra com todos os santos (chamou para fora) – transformará o mundo inteiro, deixando-o como estava antes da queda do homem no pecado. Literalmente Ele porá seus pés na Palestina. Joel 3:2; Zc. 14:4, 5.

1 – REINADO MARAVILHOSO

Jesus' que vem com seus santos a terra, logo está unido intimamente com seu reino Milenar. 5:10; 11:15; 12:5; 19:6; 20:6. Os vitoriosos do tempo do Anticristo também é incluído neste reino glorioso. (20:4, 5). Com estes, esta terminada a PRIMEIRA RESSURREIÇÃO.

2 – ISRAEL REUNIDO NA PALESTINA

Os israelitas restantes na terra, vendo o fim trágico do Anticristo, eles aceitarão a Jesus por unanimidade quando Ele tomar o seu reino. Todos os penitentes chorarão como um homem.. Todos serão reunidos na Palestina. Os doze apóstolos serão os reis das doze tribos de Israel. Mt. 19:27, 28; Lc. 22:28-30.

Cristo reinará pessoalmente em Jerusalém que será a Capital do Mundo e de seu Reino. Ele reinará em geral sobre toda a terra. Israel será a nação preponderante no Milênio. Leiam estas passagens que estão claras! Miquéias 4:1-8; Zac. 8:3-8, 20-23; 12:8-14; 14:9-11; Jer. 33:15, 16; Isaías 24:23; Sofonias. 3:20; Isaías 43:3-7.

Estas coisas cumprir-se-ão na realidade nesta e não na nova terra! Nós temos passagens incontáveis, sobre o tempo glorioso de Israel previsto nas Sagradas Escrituras. Oséias diz assim: “depois de dois dias nos dará a vida: ao terceiro dia nos ressuscitará, e nós viveremos diante Dele” (Oséias 6:2).

Cada dia corresponde um período de mil anos. Dois mil anos já têm passado enquanto Israel foi “despedaçado e ferido” Oséias 6:1. No Milênio será o terceiro dia, quando estas pessoas serão “vivificadas diante do Senhor.” Será o tempo da glória deste povo. Neste tempo Deus cumprirá todas as promessas para com Israel que foram profetizadas, mas suspenso em seu cumprimento pela desobediência das mesmas pessoas: Rm. 11:25-27; i. 30:26.

3 – A NATUREZA DO REINO DE CRISTO

O Governo de Jesus' será completamente justo e santo. As pessoas que estão na terra, reconhecerão este governo sublime com imenso prazer. Ele restabelecerá a paz perfeita que os políticos hoje não podem adquirir com suas “convenções de paz.” O governo de Cristo com os santos não será como o atual. Satanás sendo preso, não haverá mais nenhuma espécie de seduções. Todos serão obedientes em tudo a Jesus e com a máxima prontidão eles aceitarão todas as ordens dadas por seus fiéis seguidores – cooperando 20:6. Os santos nos corpos transformados, não desejarão honras nem eles terão carnal invejar. Nos corpos da ressurreição, eles podem ser vistos com os olhos humanos ou não eles serão como anjos. Mt. 22:30. Assim haverá esta perfeição completa no governo de Cristo. As mesmas pessoas procurarão a Jesus. Haverá então “Evangelização Mundial” 19:11; Dn. 7:9-14; Zac. 8:20-23.

Se alguém tem ousadia de levantar-se contra este governo justo, o tal será imediatamente esmagado pela vara de ferro (firmeza contra a exaltação). 2:26, 27; 12:5. Isto dará muito raramente, porque a terra inteira estará cheio do conhecimento do Senhor! Obadias 17 e 21; Oséias 2:17-23; Miquéias 4:1-4.

A terça parte da humanidade que ficar depois da vinda de Cristo na terra (Zac. 13:8, 9), aumentará depressa, porque não existirá mais espécie alguma de doença de. Isaías 60:21, 22.

Nenhuma criança morrerá e os homens alcançarão à idade das árvores. (Cem a mil anos). As máquinas de guerra serão transformadas em máquinas de agricultura. A besta fera selvagem será domesticada como cordeiro. As crianças brincarão até mesmo com as serpentes e estas não lhes farão mal alguns! Isaías 2:2-5; 11:4-12; 65:19-25.

Estas coisas não podem ser realizadas enquanto Satanás está solto. Eles também não podem ser realizados na nova terra, porque lá toda a ordem estará completamente nova. 21:5.

4 – INTERPRETAÇÃO ESPIRITUAL OU LITERAL?

Nós não temos base nas interpretações “espiritual.” Examinai todas as passagens da primeira vinda de Jesus’, e verá que todos eles foram literalmente realizados! Nosso espaço não permite nos permite demonstrar isto – porque não está no escopo deste livro.

O reino de Cristo não é imaginário, mas real! 1Cor. 6:2; 2 Tim. 2:11, 12; Apoc. 5:10, etc.

Espiritualmente Ele já reina desde sua primeira vinda a terra. Ef. 1:20-23; 2:6; Fil. 3:20, 21; Col. 3:1-4; 2:13-15. Este reino não é externo ou visível, está em nossos corações. Lc. 17:20, 21; 2 Cor. 13:5.

Depois de sua segunda vinda, tanto Ele como seu reino será visível a todos! Lc. 17:24; Apoc. 1:7; 15:4; 20:3, 4.

De todas estas passagens nós vemos os dois governos de Cristo.

Primeiro: Ele reina espiritualmente em nossos corações pelo o Espírito Santo, desde o dia que O aceitamos como Salvador e Rei. No mundo, porém, Ele não é reconhecido como Rei e nós, seus discípulos estão visivelmente sujeitos às ordens dos príncipes deste mundo. Rm. 13:1-7. Estes governos e potestades por sua vez são dirigidos pelo chefe deste mundo que é o Satanás. 1 Cor. 2:6-8; Ef. 6:12; João 14:30. E nós temos que lutar com o Espírito Santo contra as intenções de tais potestades. Então aquele reino e sua luta, são internos e espirituais.

Segundo: No Milênio, como nós já vimos Jesus, será único Rei em toda a terra e será visível e pessoal. 19:16. Igualmente seus santos serão visíveis em seus corpos glorificados. 1 Cor. 15:44. Este reino é também logicamente necessário: é a preparação das pessoas para a terra nova onde não podem entrar qualquer imperfeição. 21:27. Também será uma vida intermediária entre a fraqueza humana e a perfeição divina. Na terra nova o reino durará eternamente e nesta terra este reino dos santos durarão mil anos. 20:6; 22:5. Disto vem o termo “Milênio.” 20:2-7.

Então nós acreditamos que o reino de Cristo será real e não só espiritual. Como nós estamos acostumados, com as injustiças deste mundo e seu poder, é-nós difícil entender o poder sobrenatural de Deus, na transformação da natureza do mundo visível, mas isto Deus fará!... Rm. 8:18-23; João 3:12.

Para os homens, as coisas espirituais parecem duvidosas, mas para Deus elas são mais firmes e reais do que as visíveis para os homens... Deus mesmo sendo Espírito (João 4:24; II Cor. 3:17), é mais real que todas as coisas criadas. Jesus mesmo veio a este mundo, não pela a lei visível deste, mas pela a Lei da “vida incorruptível.” Heb. 7:16. – Assim seremos nós, depois da ressurreição!

Agora tudo depende da fé na Palavra de Deus e no “Verbo da Vida!” Quem tem fé, não será envergonhado.

Então: a vida na terra nova será a realidade perfeita!... Mas segundo o plano de Deus e não humanos. 1:2, 3, 19; 19:9; 22:6, 18,19.

XV DE CAPÍTULO

SATANÁS SOLTO DE SUA PRISÃO

Terminando os mil anos, Satanás será solto para provar as nações que vivem no Milênio. Claro que nesta prova, não entrarão os reis e sacerdotes (os santos que reinarão com Cristo). Assim como Satanás tenta e acusa os escolhidos agora, depois do Milênio, sendo solto fará o mesmo. 3:10; 12:12.

1 – APROVA DAS PESSOAS

As nações que viverem no Milênio, como já vimos eles estarão no corpo igual ao nosso agora. Enquanto Satanás for preso, os homens podem viver sem tentações e sem pecado. Todavia, com isto ainda não será excluída a possibilidade de pecar. (Como muitos agora, não pecam porque não podem, por causa de certas circunstâncias). Os santos ressuscitados não terão mais tendência alguma para o mal! (Os governadores).

Como nós já sabemos que na terra nova deverá reinar a mais pura perfeição, por isso as nações do Milênio deveriam ainda passar por um exame (prova), antes de eles passarem para a terra perfeita... Eis a razão da libertação de Satanás. 20:7!

Quem fará então? – Satanás. Ele é mestre milenar e especialista na mentira desde a sua expulsão do céu. Isaías 14:12-17; João 8:44! Livre de sua prisão ele será o mesmo “Serpente” que engana, como antigamente, no Paraíso (Gênesis 3:1-5).

O tempo é breve. O Diabo tem que agir depressa, porque estará solto apenas “durante algum tempo” (20:3), para esta prova das pessoas. Ele irá pessoalmente à Ásia. Pelo tempo do Anticristo ele convocará um grande exército deste continente, e depois do Milênio conseguirá o mesmo... 16:12-14; 19:19; 20:8. Para outras regiões rumarão os seus servos – demônios. 16:14. Isaías fala sobre esta prisão de Satanás no plural, e como nós não temos nenhuma outra passagem sobre o fim dos demônios – deduzidos que eles serão destruídos e lançados na Geena (inferno), junto com seu chefe – Satanás (20:10; Isaías 24:22) depois do Milênio.

2 – GOGE E MAGOGE

É um príncipe asiático de Mosoque e Tubal-Ezec. Ezequiel 38:2-10. Este Goge, com suas pessoas Magoge invadiu a Europa, pelas colinas Caucasianas foram totalmente derrotados. Aqui este Goge, será o próprio Satanás; ele com suas astúcias traiçoeiras conseguirão da Ásia ajuntar uma grande multidão (Magoge), para invadir a Palestina e atacar Jerusalém, capital do Mundo e a sede do governo de Jesus'. 20:8, 9. Mas serão derrotados fragorosamente!

3 – SATANÁS VENCIDO E CONDENADO PARA SEMPRE!

Na capital do Reino Milenar não existirá qualquer “quinta coluna.” Os santos são fiéis e eles não olham para os truques diabólicos de modo algum! As nações do Milênio também em maioria, não aceitarão as lisonjas de Satanás. As pessoas que aumentarão excessivamente no Milênio, vencerão a tentação galhardamente, mesmo que muitos ainda seguirão às mentiras do Diabo.

Jesus com todos os reis e sacerdotes enfrentará com toda a serenidade o imenso exército diabólico. Não haverá qualquer ansiedade medrosa de espécies alguma. O grande exército tomará posição em redor da “Cidade amada” (Jerusalém)...

- Aproxima-se então a hora decisiva... A batalha será instantânea num fechar e abrir de olhos e o fogo do céu devorarão o exército inteiro de Goge!

O próprio Diabo será preso novamente, e agora lançado no lago de fogo (castigo infinito). 20:10. Aqui ele achará seus ministros (Besta e o falso profeta), do tempo do reinado Anticristão. Desde então, a influência de Satanás, jamais sentiremos! Ele estará eternamente no seu lugar preparado, de acordo com seus trabalhos, junto com seus anjos rebeldes... Mt. 25:41; Apoc. 14:10.

Satanás que sempre trabalha para o fogo, então ceifara o que semeou, e abundantemente! Glória a Deus pela vitória tão extraordinária. 19:20; 20:19.

XVI DE CAPÍTULO

O JULGAMENTO FINAL

Logo após estas coisas, elevando os seus olhos, vira um TRONO BRANCO. De acordo com a visão de João, o juiz deveria ser Jesus. João 5:22, 27; Atos 17:31; Rm 2:16.

1 – O FIM DESTE MUNDO

Jesus, logo após a derrota de Satanás, se sentará no trono do julgamento final. Os santos que reinarão com Ele no Milênio – eles serão transferidos imediatamente para o céu, em ordem para que ocupem a cidade esplêndida, a Nova Jerusalém que descerá depois à Nova Terra com refulgente glória! 21:2, 10; Heb. 11:10, 16; 12:22.

Esta terra então fugirá, diante da face do seu Criador... Ela foi contaminada pelo trabalho destrutivo de Satanás, e pela crueldade de seus habitantes. Ela não serve mais, para morada dos puros. Também não serve para a glória dos anjos, nem para os habitantes das nações futuras cujos residentes serão perfeitos. O seu fim é – destruição total pelo fogo! II Pedro 3:1-13. Todo nosso sistema planetário com isto desaparecerá. Assim será o fim desta terra triste... 20:11.

2 – SEGUNDA RESSURREIÇÃO

A primeira ressurreição verificou-se antes do Milênio e nela participaram somente os que morreram “no Senhor” e os vivos no arrebatamento. 1 Tes. 4:16, 17. Nesta segunda, depois do Milênio, serão ressuscitados todos, desde Adão até o dia do Julgamento final. 20:12, 13.

Inferno (lugar dos mortos – insaciável) neste tempo será esvaziado (Jó 3:11-19). Grandes e pequenos em ordem eles entram diante do Justo Juiz. Dois livros estão abertos. Estes livros darão testemunho infalível. Todas as obras são fielmente registradas. Não haverá nenhuma apelação!...

Todos que fizeram as obras, de acordo com a lei divina, eles serão postos a direita do Juiz e eles entrarão como nação na nova terra. 25:31-40; Apoc. 21:24.

As nações do Milênio também passarão diante deste julgamento, a ver se eles fizeram e procederam convenientemente diante de Jesus. (Mt. 25:40).

Os demais mortos cujos nomes não forem achados no livro da vida – serão postos à esquerda do Juiz e estes irão para o fogo – suplício eterno! Mt. 25:41-46; Apoc. 20:15.

Como nós já vimos antes – neste julgamento não entrará os que são julgados agora pelas palavras da Bíblia. 1 Cor. 11; 31, 32. A passagem mencionada de Mateus 25:31 a 46, especialmente fala sobre as pessoas e da vida destes no Milênio e seu julgamento segundo as obras no juízo final. Os crentes de hoje, que nascem novamente, eles não entrarão neste julgamento, porque eles passarão da morte para a vida pela fé e estando “no Senhor”, eles serão ressuscitados na primeira ressurreição que é o melhor. João 5:24; Filipenses 1:20-23; Heb. 11:35; 2 Cor. 5:4-10. (Os reis do Milênio serão julgados logo após o arrebatamento. Veja capítulo “O filho arrebatado”).

Todos os desobedientes ao Evangelho de Cristo irão para a perdição eterna, junto com os hipócritas e eles sofrerão as dores horríveis... 20:15; 21:8; 22:15; Mt. 25:46; 2 Tes. 1:8, 9.

O Inferno ou Sheol, sendo desocupado de seus habitantes (mortos), também será lançado e queimado para sempre! 20:14; 21:4. Com isto todas as coisas que pertencem a Satanás, o pecado e a morte, eles serão aniquilados para sempre!

XVII CAPÍTULO

O CÉU NOVO, A TERRA NOVA E JERUSALÉM NOVA.

A velha terra já fugira dos olhos puros e sagrados do justo Juiz. 20:11. Todos os mortos divididos em duas partes distintas. Os justos inscritos no livro da vida à direita de Jesus' e com eles todos os seguidores fiéis a Jesus no Milênio, esperando pela nova morada e feliz.

Os da esquerda, vão para o lugar terrível, preparado para Satanás desde a sua queda... Mateus. 25:41.

1 – O CÉU NOVO E A TERRA NOVA

“Porque de repente eu crio céus novos e a terra nova...” Isaías 65:17. Essa terra estará eternamente firme diante da face do Senhor! (Isaías 66:22). Nem o mal nem a injustiça nunca entrarão lá. II Pedro 2:13.

A terra nova estará envolta e cercada de uma atmosfera nova (céu). Não existirá mais o céu velho que estava carregado de certa influência de anjos decaídos alojados nos ares. Ef. 6:12... Então um ar puro, santo e saudável envolverá a nova terra, enquanto encantadora e gloriosa!

O mar que originou a separação entre as pessoas da velha terra e que criou incontáveis dificuldades e não existirão mais!... Não haverá mais necessidade de continentes separados porque as novas nações todos andarão na harmoniosa luz de Deus. 21:24.

“Oh bela terra de primor,

Querida herança do Senhor;

- Olhando vejo, além do mar,

Que breve eu tenho que atravessar –

A praia áurea-perenal,

Do lindo lar celestial.”

2 – A NOVA JERUSALÉM

Sobre a nova terra, nós temos no Apocalipse apenas um verso, mas sobre a nova Jerusalém mais que um capítulo!

Isso é: porque para nós é de importância a cidade nova onde nós habitaremos eternamente, mas a terra será para esses que serão levantados na segunda ressurreição e para as nações do Milênio. A nova Jerusalém será para a esposa de Jesus' – que tomarão parte na primeira ressurreição, e os seguidores vivos na ocasião dôo arrebatamento, como também os mártires do tempo do Anticristo. (1 Coríntios 15:23, 51,52; Apoc. 12:5; 19:7-9; 20:4-6). Por isso nos interessa mais a esplêndida cidade!...

Esta cidade descerá do céu – 21:2-10.

3 – A CIDADE NÃO SERÁ IGREJA – MAS PARA A IGREJA

Será cidade real e não “espiritual” como também nova terra, será como ornamento de glória para Jesus (esposo) verso 2. Tabernáculo (habitação) para Deus e os santos verso 3. Será situado na nova terra (alto monte) verso 10. Terá doze portas com os nomes dos doze apóstolos de Jesus verso 23. As portas da cidade estarão para sempre abertas verso 25. Nesta cidade, além de Deus e de Jesus estará os salvos inscritos no livro da vida do Cordeiro verso 27. Nela haverá uma “Praça - Quadrada” com a árvore da vida 22:2. Só os lavados no sangue do Cordeiro terão o direito de ter entrada pelas as portas maravilhosas. 22:14; 21:21.

Portanto está claro que nova Jerusalém não é Eclésia, mas é a CIDADE PARA A ESPOSA DE JESUS'! 21:2; 22:17.

4 – O ESPLENDOR DA NOVA JERUSALÉM

A Jerusalém NOVA será uma cidade com brilho incomparável de um material – cristalino admirável. 21:11. De ouro mais puro – brilhantíssimo e como dum vidro claro, puríssimo Verso 18. Não precisará da luz elétrica, nem do abajur estético; porque o próprio Deus o aluminará e o Cordeiro nela brilhará! 21:22, 23; 22:5. Nela haverá a glória das nações, e a honra, e o louvor a Jesus exaltado.

Um quadrado de ornamento magnífico de glória, com a árvore da vida no meio, regado pelo cristalino rio da vida que vem do trono da glória... 22:1, 2.

5 – QUEM É O ARQUITETO DE NOVA JERUSALÉM?

Deus Mesmo e nosso Senhor Jesus Cristo. A nova Jerusalém descerá da parte de Deus. 21:2-10. Construída no céu, pela a onisciência de Deus. Heb. 9:11; 11:10, 16; 12:22; João 14:2, 3.

Ela será a residência perpétua dos reis e sacerdotes, (ou esposa de Cristo). Os vencedores herdarão todas estas coisas, tão gloriosas! 20:6; 21:6, 7.

O que vale a maior das glórias deste mundo, comparadas com coisas tão sublimes para os crentes vitoriosos?! A recompensa será de felicidade infinita! Eu Coloro. 15:57, 58.

6 – A GRANDEZA DA NOVA JERUSALÉM

A cidade das maravilhas estará sem rival... Comportarão todos que foram arrebatados e na primeira ressurreição? Perfeitamente! Contemple sua grandeza!

A cidade é descrita como sendo quadrado – mede doze mil estádios de cada lado. Um estádio tem cerca de oitenta cinco metros aproximadamente que perfazem 2.220.000 metros. (dois milhões, duzentos e vinte mil metros), ou 2.220 quilômetros. Contendo 4.928.400 quilômetros quadrados. Calcule em metros cúbicos e ficará admirado da grandeza da nova Jerusalém! 21:16.

7 – O MURO MAJESTOSO

Para que este alto muro em redor da bela cidade? 21:12.
a. Para distinguir o governo magnânimo da habitação da nova terra, e dos residentes da superfície do mesmo. 21:2-5; 22:1-5.

b. Para ainda embelezar mais a cidade magnífica. (Como um muro ao redor de uma casa).

c. Para (lembrar as várias experiências desta vida, para o qual nós passamos, até chegar à nova Jerusalém). 21:12, 17-20.

d. As doze fundações nos farão lembrar-se da doutrina dos doze Apóstolos 21:14; Rm. 16:25; Filipenses 2:16. Será um ornamento eterno diante de Deus e dos seus escolhidos! 21:19.

A altura da parede será de cento e quarenta quatro côvados (144 cúbicos). Um côvado mede aproximadamente 70 cm. Mais ou menos novecentos e cinqüenta metros será sua altitude. Proporcionalmente à grandeza da cidade, não é muito alto. 21:17.

8 – AS PORTAS DA NOVA JERUSALÉM

As doze portas serão de doze pérolas. 21:12, 13. Pelas quais passará a abundância de Israel. (Totalidade do escolhido). Os reis sairão para levar as folhas da árvore da vida às nações da nova terra e voltando, eles entrarão na cidade para entregar as glórias da nova terra a Jesus e ao Pai. 21:24-26; 22:2; Gálatas 6:16.

XVIII CAPÍTULO

O NOVO GOVERNO NA NOVA TERRA

O governo sobre a nova terra se constituirá de dois seguidores fiéis que serão participantes no arrebatamento. Os que reinarão junto com Cristo nos mil anos na velha terra. 2:26, 27; 5:10; 12:5; 20:6; 22:5.

1 – DEUS MESMO SERÁ O REI

No Milênio de Cristo reinará pessoalmente, mas depois da vitória final, sobre a morte e Satanás, Ele entregará todo o governo ao Pai. I Coríntios 15:23-28. Deus mesmo virá habitar com os homens. 21:3, 4, 22,23; 22:4; 7:12, 17; Isaías 25:8, 9.

2 – O CORDEIRO TAMBÉM

Jesus será o PRIMEIRO ministro na nova Jerusalém e na nova terra. 1:5, 8; 2:8; 3:21; 5:13; 7:17; 19:16; 21:6, 22,23; 22:1,3,13, 20; Col. 1:18;1 Coríntios 15:20, 23.

3 – OS SANTOS COM ELE

Como nós já dissemos no princípio deste capítulo, no governo da nova terra, eles serão os mesmos que reinarão com Cristo no Milênio. Ali não reinarão apenas mil anos, mas eternamente! Veja estas passagens: 3:12, 21; 22:5; Dn. 7:27. Elas falam sobre o governo dos santos na nova Jerusalém e na nova terra. 21:24.

4 – AS NOVAS NAÇÕES
Se tivermos governo, é lógico que devem existir as pessoas que serão governadas. O livro nos fala de “nações.” 21:24, 26; 22:2.

De onde vêm estas nações e quem são?

Primeiro: São todos aqueles que obedeceram desde o princípio da vida dos homens e cumpriram à lei de Deus e na última ressurreição e no julgamento final, seus nomes foram inscritos no livro da vida. 20:12; Rm. 10:5. Os que foram obedientes à palavra de Deus antes da morte de Cristo. Heb. 1:1.

Segundo: São as nações que viverão no Milênio, debaixo do governo de Cristo e eles obedecerão, e os mesmo que não participaram na revolta de Satanás contra Jesus na prova das pessoas. Estes todos transformados (como os reis e sacerdotes antes do arrebatamento) passarão como nações para a nova terra. 20:7-10. Como nós vimos no Milênio às pessoas se multiplicarão excessivamente e eles encherão a terra (Vede Milênio capítulo 14), assim haverá muitas nações que começarão a ocupar seus lugares na nova terra. De fato formarão únicas as pessoas, depois que nós formos transformados nos corpos da ressurreição, como nós seremos no arrebatamento, de todas as nações, unidos em Deus. 7:9, 10; 15:4. Na nova coisa não entrará nenhum que contamina as almas em estado de felicidade nesta nova comunidade. Satanás não terá a mínima influência sobre os salvos! 21:8, 27; 22:15.

5 – A VIDA NA NOVA TERRA

Não existirá coisa alguma que causa lágrima ou dor. 21:4! Tudo será completamente novo e perfeito. 21:5. Um rio de vida gloriosa sairá do trono de Deus da Nova Jerusalém nova, e todos os habitantes da terra poderão beber francamente. 22:1. Num lado deste rio estará a frondosa árvore da vida. As suas varas se estenderão até a outra faixa do rio e com seus galhos cobrirá o quadrado da praça das maravilhas infinitas da nova vida... 22:1, 2.

Em todas as estações, ou épocas da vida, os governadores (os reis), eles poderão comer livremente de suas frutas de vida perene, de que o primeiro Adão tinha sido privado, por causa de sua desobediência. Gênesis 2:9; 3:22-24.

A folha desta árvore, pelos os reis será levada a todas as nações, de forma que todos participem desta vida perene. Como nós já vimos não existirá doença nenhuma, pelas as folhas da árvore da vida as nações serão sustentadas em comunhão permanente, como agora, nossas almas são sustentadas pelas palavras de Deus, ou sejam as “folhas” da Bíblia Sagrada – Mt. 4:4; Apoc. 22:2, 19.

Todos os corpos glorificados estarão saturados da gloriosa presença de Deus e do Cordeiro. 22:3, 4.

Este reino de imensa glória não terá fim! 22:5.

XIX CAPÍTULO

REPREENSÕES FINAIS

Toda esta glória e felicidade dependem da observância fiel dos conselhos expostos ao término do livro. O livro não foi escrito para as pessoas em era remotas, antes de Cristo, nem para as pessoas do Milênio, mas para a igreja de Cristo para o dia de sua vinda. 1:3.

1 – PRIMEIRA REPREENSÃO

O anjo afirma que estas palavras são fiéis e verdadeiras. Eles são duvidosos para o homem que não tem fé viva. Os homens acostumam com os eventos de tal um modo que diz: “Isto ainda não é durante nossos dias.” II Pedro 3:3-11. Mil anos diante de Deus são como um dia, entretanto estes dias também passarão. (A semana dos “dias milenares...”).

Nós somos, portanto, advertidos: As palavras são verdadeiras e eles se tornarão realidade brevemente. 22:6.

2 – SEGUNDA REPREENSÃO

Não só estas coisas se tornarão realidade brevemente, Mas o próprio Jesus promete: “Eis que prestes venho!” Felizes são esses que mantêm estas palavras do livro profético. Para guardá-las, é necessário estudar o livro com diligência. 1:3, 19; 14:12; 22:7,10,14,18, 19.

Esta também é a razão, porque nós escrevemos o presente volume.

3 – TERCEIRA REPREENSÃO

O querido discípulo (João) ficou tão extasiado com estas coisas que se prostrou diante do anjo em adoração, mas este o repreende indicando-lhe a Deus que é o único Revelador desta mensagem, o único que é merecedor de adoração. 22:8. Nisto nós conhecemos os verdadeiros filhos de Deus, porque eles sempre atribuíram a revelação a Deus. Assim fizera José: Gênesis 41:15, 16. Da mesma maneira fizera Daniel: Dn. 2:26-28. Nós deveríamos adorar só a Deus e Jesus! 22:9.

4 – QUARTA REPREENSÃO

Estas palavras não deveriam ser seladas, como pelo tempo de Daniel. Dn. 12:9, 10. Eles deveriam ser lidos e deveriam ser observados. 1:3; 22:7. Porque o “tempo está próximo.” 1 Pedro 4:7. É tempo de decidir ao lado de Jesus com os puros cuja recompensa estará com os santos na vinda de Jesus’! 22:10-13.

Não é falado aqui sobre a salvação, mas da recompensa, de acordo com a fidelidade de cada um no cumprimento da ordem de Cristo. Leiam Mt. 25:14-30; 24:45-51. Jesus que é o primeiro de toda a criação, não faltará no cumprimento fiel das promessas até o fim, e, Ele também será também neste assunto derradeiro. 22:11-13.

5 – QUINTA REPREENSÃO

Todos que esperam para esta glória deveriam purificar-se pela fé no sangue do Cordeiro de Deus. Só os puros de coração que terão o direito de entrada pelas portas da Nova Jerusalém! Não depende de crença religiosa a que nós pertencemos, mas da aceitação de Cristo crucificado e ressuscitado que se tornou Salvador daquele que tem fé. Sem esta purificação, não entrará ninguém lá! 1 Coríntios 2:2; Apoc. 22:3, 14, 15; i João 3:1-3; Mt. 5:8.

6 – SEXTA REPREENSÃO

Jesus mesmo é que ordena a revelação escatológica, sendo o Messias prometido da linhagem de Davi e Príncipe da esperança (a Estrela da manhã) dos salvos, no raiar da nova era feliz. 22:6.

O Espírito Santo, morando e despertando a igreja (a noiva), está anelando a vinda de Jesus', e a igreja (a esposa) da mesma maneira deveria dizer: “Vem Jesus!”.

Se nós somos chamados para as bodas, é porque tudo está preparado. Mt. 22:1-4. Você, meu irmão, está amando e está esperando a volta de Jesus'? II Tm. 4:8; 1 Tes. 1:10.

Nós às vezes não esperamos por ele, porque nós amamos este mundo e seus prazeres. 1 João 2:15-18

Outras vezes, nós não dizemos: “Vem”, porque nós vemos tantas pessoas sem Cristo e nós pensamos converte-las – isto é certo, mas não nos esquecemos que, Jesus vindo, em um dia converterá mais que agora em um século! 15:4; 21:26; Zc. 14:16-21.

Aquele que espera a vinda de Jesus' trabalha com mais fervor e amor. Quem mais trabalha – mais sede de trabalhar tem... De que maneira nós servimos a Jesus? 22:17; Cor de i. 15:58.

7 – SÉTIMA REPREENSÃO

Finalmente um protesto solene: - Quem tiver ousadia de aumentar ou reduzir alguma coisa, deste livro da revelação, (modificando-o ao seu bel prazer) – sofrerão as desastrosas conseqüências no mesmo livro contido. 22:18, 19...

Estas palavras, elas não são escritas para atemorizar-nos, mas para revelar a sabedoria insondável de Cristo em nós 1 Cor. 1:25; 2:6-13. Para uma pessoa espiritual estas são compreensíveis e elas trazem grande conforto na batalha contra o mal até a vitória final...

FIM!

Jesus mesmo promete vir brevemente e o João responde: “VEM, SENHOR JESUS!” 20:20. A graça de nosso Senhor Jesus seja com todos vós. Amém! 22:21.

CAPÍTULO XX

CONCLUSÕES OPORTUNAS

Como nós vimos no livro da REVELAÇÃO há uma ordem maravilhosa. Desviando-se desta ordem, muitas coisas nele seriam inexplicáveis e eles seriam incompreensíveis.

A dificuldade não é pela falta de claridade dentro do mesmo, mas, porque as coisas anunciadas estão no futuro e ainda não cumpridas. Em segundo lugar, porque nós temos a tendência de interpretar tudo “espiritualmente”, como se tudo já tivesse acontecido.

Em. Terceiro lugar: A falta de honestidade, fé e humildade Cristã. 2 Cor. 11:3; Mt. 11:25; 1 Cor. 2:9, 10!

Nem por isso nós deveríamos deixar de estudar a revelação, porque as promessas contidas no livro são verdades, e de grande conforto. 1:3, 11, 19; 3:14; 19:9; 22:6,7,9,10,18, 19.

Se há aparentemente alguma coisa fora de ordem, é porque o evento foi antes informado ou proclamado. Eis alguns exemplos:

PRIMEIRA CONCLUSÃO

“No primeiro capítulo, verso sete: “AQUI É ELE” isso vem com as nuvens, e todo o olho O verão!” Na ordem do livro isto é verdadeiro e se cumprirá no capítulo 19:11-16; Mt. 24:30.

SEGUNDA CONCLUSÃO

As promessas para os vencedores, determinado para as sete igrejas, eles se refere ao futuro e não deveriam ser entendido no passado. Os crentes nos tempos idos os receberam pela fé como um cheque: nós os Comparamos:

a. Parte na vida gloriosa e eterna. 2:7, 10.

b. Liberação do sofrimento da Geena. Morte eterna, ou “segunda morte.” 2:11.

c. Parte no maná celestial (João 6:48-58) e de um novo nome, eternamente puro. 2:17; 1 João 3:1-3.

d. Reinado no Milênio com Cristo 2:26-28; 12:5; 20:4-6.

e. O vencedor será apresentado diante do Pai celestial depois do Milênio, na ocasião do Julgamento final. (Estes não serão julgados nem seus nomes riscados)! – Na ocupação da Nova Jerusalém. 3:5.

f. Será coluna (o governador) em Nova Jerusalém que descerá do céu. 3:12; 21:2,3, 10.

g. Será participante do domínio (trono) com Cristo, na nova terra, em outra palavra, em Nova Jerusalém. 3:21; 22:5.

Veja que maravilhosa ordem nas promessas às igrejas!...

TERCEIRA CONCLUSÃO

Os salvos que cantam, descrito no capítulo sete, versos 9-17, são as almas sem corpos da ressurreição, como os mártires no capítulo seis versos 9-11, esperando pela primeira ressurreição e o arrebatamento que se dará na ordem do capítulo 11:1-19; 12:1-5. Então, na linguagem do anjo, as promessas são apresentadas para o futuro. Compare: “estenderá, os pastoreará, os conduzirá, e Deus enxugará...” 7:14-17.

QUARTA CONCLUSÃO

No capítulo dez versos 5 e 7 – “não haverá mais demora...” e, “nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se tornarão realidade o segredo de Deus...” – quer dizer que: Neste tempo não haverá nenhuma demora em o arrebatamento, porque logo no capítulo onze, versos 15 a 19, a sétima trombeta soará e o Cristo virá nos ares buscar o seu fiel seguidor, como ladrão (invisivelmente para o mundo). 1 Coríntios 15:51, 52; 1 Tes. 4:17, 18; 5:2.

A vinda Dele a terra não será secreta. Veja a primeira observação deste capítulo!

QUINTA CONCLUSÃO

A intercalação do trabalho das duas testemunhas no capítulo onze se dará pelo tempo do Anticristo, porque os dois heróis começarão sua missão um pouco antes do arrebatamento. Eles testemunharão três anos e meio (11:3) e eles terminarão seu trabalho um pouco antes da vinda de Cristo a terra com os santos. Ao término do reinado da Besta serão mortos e depois de três dias e meio serão ressuscitado e arrebatado (provavelmente junto com os mártires no tempo do Anticristo 20:4), para tomar parte no cortejo de Jesus' 19:11-21.

Por isso também são usados os verbos no futuro: “... sairá fogo; devorará 11:5... farão guerra e os vencerá... e, os matará verso 7.” Quer dizer, a Besta no fim vencerá as testemunhas, mas só durante três dias e meio! 11:3-12.

SEXTA CONCLUSÃO

O centro do trabalho dos dois profetas (não Moisés nem Elias) será entre o Cristianismo decaído (a Europa) – e perverso (Sodoma). Entre escravizados pelo pecado, como no Egito. Estas pessoas serão iguais aos judeus que tendo fé em Deus, crucificaram, no entanto a Jesus. Como escravos do pecado (do Egito), mas dizendo ser o povo de Deus de Jerusalém onde nosso Senhor foi crucificado (11:8). Como hoje, muitos se dizem “crentes”, mas não escravos dos pecados. Dizendo que são da igreja de Cristo, mas de fato elas são da Sinagoga de Satanás 3:9. - Os servos de Deus são proclamados, mas de fato eles servem à avareza. Ef. 5:5. Qual a condição do querido leitor?

Contra estes tais, a testemunha viva protestará durante três anos e meio no fim do qual serão mortas – testemunharão três dias e meio... Ressuscitado, eles serão levados para o céu, como respigar da primeira ressurreição com os mártires do tempo do Anticristo. 11:11, 12; 14:13; 18:4; 20:4-6.

SÉTIMA CONCLUSÃO

Os salvos arrebatados no “Monte Sião” (ou terceiro céu) eles não usam mais a linguagem do futuro, mas a dos dias presentes.

Compare: 14:1-3; 15:2, 3; 19:1-9.

Cristo virá com eles reinar na terra. (5:10; 15:4; 19:11-16; 20:4-6).

OITAVA CONCLUSÃO

Os castigos da “Grande Tribulação”, no tempo dos selos, e trombetas como também pelo tempo de Anticristo as vozes e pragas (maldições), não se darão todos igualmente em toda a perversidade humana, que isto se cumprirá literalmente, nós não temos nenhuma dúvida, por que a Bíblia está cheia das profecias do justo castigo! Isto se vê da História dos judeus e das outras nações em relação às palavras das Sagradas Escrituras! Rm. 2:2-9.

NONA CONCLUSÃO

O Reino de Cristo não pode acontecer antes da derrota do Anticristo e a prisão de Satanás. 20:1, 2; II TES. 2:7, 8. As incontáveis profecias bíblicas que se referem ao governo de Cristo e a glória das pessoas de Israel, elas estariam sem interpretação, se não houvesse um período de tempo (O Milênio) de paz na terra debaixo do domínio de Jesus' com seus santos... As mesmas passagens estariam obscuras, se elas devessem cumprir-se na nova terra.

Então a revelação é estritamente cronológica!

Ainda prossiga lendo o reino do Anticristo e a vitória de Jesus' com os santos nos capítulos de Daniel sete e doze.

DÉCIMA CONCLUSÃO

Jesus pelo Espírito Santo reina agora no coração do cristão regenerado. João 3-6; 14:16-18, 26; Rm. 8:9-14.

Pelo Milênio Ele reinará pessoalmente com os santos. 5:10; 20:4-6; 2 Tm. 2:12.

Na Nova Terra, a Nova Jerusalém, Deus mesmo reinará pessoalmente com Cristo e os seus escolhidos. 3:21; 21:3,22, 23; 22:1-5; Cor de i. 15:24-28.

Que maravilhas e honras Deus têm reservadas a todos os seus fiéis seguidores! Rm. 8:16-19; II TM. 4:8.

CONCLUSÃO FINAL

Nós não entramos no argumento das várias teorias em Escatologia, enquanto manifestando na vantagem ou obstáculo. Nosso propósito é mostrar o livro de Apocalipse admiravelmente em sua lógica de ordem em relação aos outros textos bíblicos no assunto.

Estudemos a Revelação com diligência, porque os sinais da vinda de Jesus', já é visíveis a todos! Mt. 24:33-35.

Israel já foi reconhecido como uma nação independente. Lc. 21:29-33.

As nações já se agrupam em dois blocos, para travar a batalha decisiva... 6:4.

O precursor de Anticristo trabalha febrilmente no mundo inteiro (o partido ateísta). Sejamos vigilantes em tudo! Lc. 21:34-36.

Trabalhemos com zelo enquanto for dia, vem à noite da aflição, quando ninguém mais pode trabalhar! 1 Pedro 4:7; João 9:4.

Assim vendo a glória de nosso futuro, por meio do livro da Revelação seremos mais inspirado e nós estaremos mais preparados para vencer o mal receber forças novas, a fim de podermos realizar fielmente o nosso dever para com Deus e preparados para o encontro com Jesus quando Ele se manifestar. 2 TES. 1:9, 10; 2 Pedro 1:10, 11; 3:14.

“VEM, SENHOR JESUS!”

- FIM–



Observação:
Autorizado a copiar parte deste estudo do Apocalipse